Publicado a 14 de Outubro de 2010 (última actualização: 21-10-2010)

Roadshow arranca no Porto

Na sequência do lançamento do Guia de Boas Práticas de Gestão de Inovação, a COTEC Portugal e a APCER arrancaram, no passado dia 30 de Setembro no Porto, com um roadshow de divulgação. Até 25 de Novembro as Boas Práticas de Gestão de Inovação vão correr o país.

© APCER

 

“O objectivo é levar as empresas a adoptarem as melhores práticas”, declarou Daniel Bessa, Director-Geral da COTEC Portugal. Numa sociedade em que tendencialmente o discurso é mais prolífero do que as acções, este roadshow pretende incentivar as empresas a darem um passo à frente no seu percurso de inovação. “Não basta dizer que sou, que quero ser e que tenho de ser inovador para que as coisas mudem”, lembrou o responsável da COTEC.

As 24 empresas pioneiras na certificação segundo a norma portuguesa 4457:2007 puseram mãos à obra e servem agora de exemplo a outras que lhes queiram seguir as pisadas. As empresas que partilham as suas experiências neste roadshow mostram que, independentemente do tamanho ou do sector de actividade em que actuam, as organizações podem ter uma abordagem sistémica e sistemática da inovação.

No Guia de Boas Práticas de IDI as empresas pioneiras partilham não só o que fizeram bem, mas também os obstáculos e as dificuldades que encontraram no seu caminho, tal como o modo encontrado para solucionar esses problemas. Os seus percursos provam que não só é possível gerir inovação, mas também ir mais longe: “aplicar a norma portuguesa para implementar sistemas de gestão da inovação e certificar esses sistemas”, como sublinhou José Leitão, CEO da APCER.


A sustentabilidade da inovação empresarial
“Embora existam algumas dificuldades e obstáculos na implementação e certificação de sistemas de gestão de IDI, há muitas vantagens em avançar por este caminho. Uma delas prende-se com o facto de as empresas não terem uma visão harmonizada das suas actividades de inovação, coisa que a gestão de IDI confere”, explicou Isabel Caetano, da COTEC Portugal.

Aquilo que a COTEC tem vindo a fazer neste domínio procura ser um estímulo ao crescimento das empresas nacionais, auxiliando-as na gestão da inovação. O espírito da iniciativa da COTEC sobre o Desenvolvimento Sustentado da Inovação Empresarial (DSIE) centra-se por isso em desenvolver uma abordagem prática, com um grande enfoque nos resultados, para transformar acções de IDI em crescimento e criação de valor.

Nesse sentido, ferramentas como o Innovation Scoring (www.innovationscoring.pt) podem servir de base à primeira incursão na gestão da inovação. A utilização livre e gratuita deste instrumento possibilita às empresas fazer a auto-avaliação da sua rota em direcção à inovação, quer em termos do que está a ser feito quer dos resultados obtidos. “Tanto numa fase de aprendizagem ou de reflexão estratégica interna, quanto na implementação de um sistema de gestão de IDI ou mesmo na avaliação de resultados, esta é uma ferramenta valiosa”, concluiu Joana Sá, da APCER.

Durante o roadshow as empresa que partilham as suas experiências na gestão de inovação são:

  • Bial, PT Inovaçãoe Sonae Euroresinas(no Porto)
  • Grupo Medlog, J. Sampaio & Irmão e Critical Software(em Coimbra)
  • CGC Genetics, Imperial e Ponto C(em Braga)
  • Ambidata, Martifer e Mota Engil (em Aveiro)
  • Htecnic e Renova* (em Leiria)
  • SAG*, TeandM e TMG (em Castelo Branco)
  • Efacec, Exatronic* e Opway* (no Funchal)
  • ANA* e Somague* (em Ponta Delgada)
  • Brisa, EFACEC e NSN (em Lisboa)


* a confirmar

Subscreva a nossa newsletter
Preencha corretamente os campos
Pesquisa
Escreva o que pretende procurar
Resultados da pesquisa
Sugerir a um amigo