Publicado em 4 de Julho de 2012 (última actualização: 11-07-12)

Seis novos projectos apresentados no COHiTEC.Norte@EGP-UPBS

Tecnologias com aplicações nas áreas alimentar, energética, da saúde e têxtil estiveram ontem, dia 3 de Julho, em destaque na Sessão de Encerramento da edição de 2012 do Programa COHiTEC.Norte@EGP-UPBS, onde foram apresentados publicamente 6 novos projectos nacionais de base tecnológica.

O Programa COHiTEC é uma acção de formação destinada a pré-avaliar o potencial comercial de tecnologias desenvolvidas em instituições de I&D nacionais. Durante 4 meses, equipas multidisciplinares geram ideias de produto baseadas nas tecnologias participantes e preparam um projecto de negócio para essas ideias. Na sessão de encerramento do COHiTEC, os participantes apresentam os projectos de negócio para um produto gerado a partir da tecnologia.

«O resultado do COHiTEC é um projecto de negócio, um embrião de um plano de negócio», explicou Pedro Vilarinho, Director do Act, sublinhando que, para os investigadores que quiserem criar a sua própria empresa ou licenciar a sua tecnologia, este é apenas o primeiro passo: «Haverá ainda muito trabalho árduo pela frente», rematou.

A dificuldade do trajecto entre o laboratório e o mercado foi também mencionada por Daniel Bessa (COTEC Portugal), Duarte Vieira (CCDR-N) e Jorge Gonçalves (Universidade do Porto) que, no final da sessão, afirmaram a disponibilidade das instituições que representam para continuarem a auxiliar os investigadores na valorização do seu conhecimento.

As equipas que concluem o COHiTEC e pretendem seguir em frente podem candidatar-se a financiamento para a prova de conceito da sua tecnologia (Act to Prove). Segue-se o apoio na elaboração do Plano de Negócios (Act to Enhance) e finalmente a negociação com os investidores (Act to Add Value).

O Programa COHiTEC foi criado em 2004 e desde a sua criação já apoiou 106 projectos. Na edição de 2012, participaram 82 pessoas, entre investigadores, estudantes de gestão e tutores.

As ideias de 2012
Os projectos apresentados este ano no COHiTEC.Norte@EGP-UPBS foram:

Dia 5 de Julho foram apresentados em Lisboa os 8 projectos que participaram no COHiTEC.Lisboa@ISCTE-IUL.

Subscreva a nossa newsletter
Preencha corretamente os campos
Pesquisa
Escreva o que pretende procurar
Resultados da pesquisa
Sugerir a um amigo