Publicado em 28 de Fevereiro de 2014

Sessão de informação sobre Horizonte 2020 – Energia Segura, Não poluente e Eficiente

O financiamento das actividades de Investigação e Inovação na área da ‘Energia Segura, Não poluente e Eficiente’ no âmbito do Programa Horizonte 2020 foi o tema de discussão de uma sessão de informação promovida pela COTEC Portugal e três entidades da área da Energia, em conjunto com o GPPQ da FCT, que teve lugar no passado dia 27 de Fevereiro, na PBS - Porto Business School, em Matosinhos.

© COTEC Portugal

 

Promovida pela Direcção Geral de Energia e Geologia, pelo EnergyIn - Pólo de Competitividade e Tecnologia da Energia, pela Associação Portuguesa da Energia, e pela COTEC Portugal, em colaboração com o Gabinete de Promoção do Programa-Quadro (GPPQ) da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), a sessão dirigiu-se a todas as empresas com interesse e que procuram financiamento na área da Energia Segura, Não poluente e Eficiente.

Com cerca de 130 participantes, que tiveram oportunidade de lançar as suas dúvidas directamente aos oradores, a Sessão teve início com a abertura por Bento de Morais Sarmento, da Associação Portuguesa de Energia (APE), Custódio Miguens, do Pólo de Competitividade e Tecnologia da Energia (EnergyIN), e Daniel Bessa, Director-Geral da COTEC Portugal.

Seguiram-se as intervenções de Ana Raposo, Ponto de Contacto Nacional para o tema da Energia e dos Transportes do 7.º Programa-Quadro do GPPQ da FCT, e de Isabel Soares, Ponto de Contacto Nacional para o CIP-IEE da DGEG - Direcção-Geral de Energia e Geologia.

Ana Raposo focou-se na participação global das empresas portuguesas no âmbito do 7.º PQ de 2007-2013, que arrecadaram 1,18% do total do financiamento do 7.º PQ, e na sua participação na área específica da Energia, onde as empresas nacionais fizeram parte de 68 projectos, tendo sido entidades coordenadoras em 8 deles, com um total de 29 milhões de euros de financiamento.

A Ponto de Contacto Nacional para o CIP-IEE, Isabel Soares, abordou a participação portuguesa no âmbito do Programa ‘Energia Inteligente-Europa’ (IEE) de 2007 a 2013, orientado para apoiar todos os Estados-Membros a implementar medidas nas áreas da eficiência energética e das energias renováveis, no sentido de alcançarem as metas fixadas para 2020.

Para comentar a Estrutura, organização, aspectos legais e regras de participação no Horizonte 2020, interveio Eduardo Maldonado, Coordenador de NCP - National Contact Points do GPPQ da FCT.

Foram ainda abordadas as Oportunidades de Financiamento para as PME, com as intervenções de Hélder Gonçalves, Delegado Nacional no tema Energia do Horizonte 2020, do LNEG - Laboratório Nacional de Energia e Geologia, Alexandre Marques, Ponto de Contacto Nacional para as PME, do GPPQ da FCT, e Dinis Rodrigues, da DGEG.

Antes do Encerramento, que coube a Pedro Cabral, Director-Geral da da DGEG, e a Daniel Bessa, Director-Geral da COTEC Portugal, os participantes que o solicitaram puderam ainda apresentar as suas ideias de projecto no painel “Short Presentations”, nomeadamente:

  • André Pimentel da Olisipo
  • Ângela Ventura da Futursolutions
  • António Sanfins do IDITE-Minho - Instituto de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica do Minho
  • Luís Soares da EcoUP
  • Pedro Alves da COFELY Portugal

Consulte a agenda da sessão.

Saiba mais informações:

Subscreva a nossa newsletter
Preencha corretamente os campos
Pesquisa
Escreva o que pretende procurar
Resultados da pesquisa
Sugerir a um amigo