Publicado a 14 de Outubro de 2014

Silicon Valley escolhe tecnologia da Exago para intensificar inovação

O PARC (Palo Alto Research Center), de Silicon Valley, centro de investigação onde a Apple foi buscar o rato, entre outras bases do computador pessoal moderno, escolheu a portuguesa Exago para acelerar o seu esforço de inovação interna e apoiar o processo de revisão estratégica.

Físicos, cientistas sociais, engenheiros eletrónicos, entre outros profissionais de 35 países, vão usar a plataforma de software da empresa para submeter, melhorar, avaliar e seleccionar colectivamente ideias com potencial de revolucionar indústrias.

Spin-off da Xerox, o PARC faz investigação experimental em muitas e diferentes áreas, a partir do coração tecnológico da Califórnia, desde os anos 70. Com o rato, a Apple levou ainda a interface gráfica do utilizador (GUI). Daqui saíram também a Ethernet, a impressão a laser e a computação ubíqua (que inspira o uso de aparelhos móveis), entre outras tecnologias de informação e sistemas de hardware – que, por sua vez, promoveram a criação de várias indústrias.

Para intensificar os seus processos de inovação, o PARC resolveu agora adoptar a solução de software e serviços da Exago, empresa portuguesa, membro da Rede PME Inovação COTEC, com presença em 19 países. Esta plataforma vai interligar os colaboradores e agregar a sua criatividade e inteligência colectiva, para eleger ideias que possam mudar a forma como vivemos e trabalhamos, de maneira mais rápida e eficiente.

Como funciona a plataforma da Exago?

  • Funciona como um mercado de ideias. Qualquer colaborador pode responder a desafios lançados, partilhar a sua proposta, comentar, melhorar e investir nas ideias de outros.
  • Através de um mecanismo de mercados preditivos, um modelo patenteado – espécie de bolsa de valores – é feita a selecção das ideias com maior potencial, de forma colaborativa, transparente e eficiente.

Quais os objectivos do PARC?

  • Colosso da propriedade intelectual de muitas indústrias, o PARC quer estabelecer e responder a desafios internos, para perceber como é que esta energia intelectual se pode converter em propriedade comercial – seja software, hardware, novas ofertas, propostas ou modelos, etc.
  • Vai usar a plataforma de colaboração para decidir ainda quais as linhas estratégicas de investigação que podem ser encapsuladas em novos modelos de negócio.

Sobre o PARC
Fundado em 1970, o PARC tornou-se uma subsidiária independente da Xerox em 2002. Oferece serviços personalizados de pesquisa e desenvolvimento, tecnologia, melhores práticas e de propriedade intelectual a companhias da “Fortune 500” e da “Global 1000”, startups, agências governamentais e parceiros.

Está hoje organizado em quatro centros de pesquisa: Redes centradas em conteúdos; Eletrónica impressa e flexível; Optoeletrónica e Ótica; Tecnologias limpas e Energia.

Sobre a Exago
A Exago é uma empresa portuguesa pioneira em software e serviços de gestão de inovação que usam a inteligência colectiva para resolver desafios chave de negócio – seja redução de custos, maior envolvimento dos colaboradores ou procura de novos métodos e produtos. A solução patenteada ajuda as empesas a libertar o potencial escondido das suas pessoas para alcançar resultados reais.

Fundada em 2008, em Lisboa, a Exago cresceu com os seus parceiros e clientes. Entre estes estão a Shell Oil, Enel, EDP, REN, Barclays, Russlavbank, Oi, PT, Pão de Açúcar, Fleury, e Roche. Com escritórios em Lisboa, São Paulo e Londres, chega actualmente a 19 países, em 4 continentes.

Subscreva a nossa newsletter
Preencha corretamente os campos
Pesquisa
Escreva o que pretende procurar
Resultados da pesquisa
Sugerir a um amigo