Publicado a 24 de novembro de 2015

Sistema que otimiza a utilização da energia solar vence Prémio EDP Inovação 2015

Um projeto dedicado à otimização da utilização da energia solar, o bLACK.bLOCK, foi o vencedor da 7.ª edição do Prémio EDP Inovação 2015. O conceito nasceu da necessidade de encontrar um sistema que permitisse secar plantas aromáticas a baixos custos energéticos. A ideia ganhou forma e tem vindo já a ser comercializada em Portugal, antevendo a sua internacionalização para mercados europeus a partir de 2017.

© EDP

 

O projeto bLACK.bLOCK consiste num método para a automatização do funcionamento de um sistema solar híbrido de desidratação e aquecimento, com aplicação agrícola e agroindustrial na secagem de plantas e armazenamento, mas também com aplicação doméstica se aplicado à generalidade das nossas casas.

Gonçalo Costa Martins, arquitecto paisagista, em parceria com Margarida Soromenho, engenheira agrícola, criaram o bLACK.bLOCK, sistema que permite a secagem de produtos hortofrutícolas aproveitando a energia solar e reduzindo o consumo de electricidade. Durante o dia é usada a luz solar e de noite os equipamentos recorrem à electricidade em tarifas bi-horárias. O sistema desenvolvido é modular, fazendo por isso variar o seu tamanho, custo e aplicabilidade, estando já a ser pensado também para o mercado doméstico.

Estão já patenteados o módulo físico e o programa, que gere o processamento de dados. O módulo físico é constituído por um contentor preto, modular, coberto de policarbonato, equipamento de aquecimento e desumidificação, e um autómato. O programa é um algoritmo de cálculo que, a partir da leitura e processamento de dados físicos – a temperatura e a humidade relativa –, permite a otimização da utilização da energia solar, em detrimento de outra fonte de energia não renovável. Este facto permite tornar este processo energeticamente eficiente, através duma redução superior a 70 % dos custos e emissões de CO2. O bLACK.bLOCK pode também ser monitorizado e ajustado através da Internet.

A estratégia de internacionalização do projeto passa por escolher os países com climas parecidos com o de Portugal e, por isso, querem começar em 2017 por Espanha, seguindo-se, nos anos seguintes, França e Itália.

Os responsáveis pelo projeto receberão 50 mil euros do prémio para o desenvolvimento do projecto e terão ainda direito a um ano de apoio técnico da incubadora EDP Starter.

Esta iniciativa da EDP premeia ideias inovadoras, novos talentos e o empreendedorismo no setor da energia, área das tecnologias limpas, e envolve diversas instituições e personalidades da comunidade científica portuguesa.

Na 7.ª edição do Prémio EDP Inovação, o segundo lugar foi atribuído ao Smart Solar Water (SSW), um controlador inteligente integrado na rede Internet-of-Things, que utilizando informação dinâmica e de contexto, maximiza o aproveitamento da energia solar para AQS, diminuindo os custos com o apoio elétrico. O multisensor Stoock foi o terceiro projeto distinguido, um dispositivo que deteta parâmetros físicos nas explorações agrícolas, conseguindo posteriormente calcular o balanço hídrico das culturas de determinada exploração agrícola e assim indicar com precisão as necessidades de rega para aquelas culturas, minimizando o desperdício de água e energia.

O segundo e terceiro finalistas terão também, ao longo do próximo ano, o apoio da incubadora da EDP para desenvolverem os seus projetos.
Este ano, a edição do Prémio EDP Inovação pré-selecionou ainda seis outros projetos, nomeadamente, Greenkub, Cinergia em eletrodomésticos para aquecer água, Secador Solar Híbrido, Plug Plus, Dispositivo higro-térmico, e Brain-e.

Recorde-se que cerca de 30% das startups que são apoiadas pela EDP Starter provêm do Prémio EDP Inovação. Exemplo disso são os casos de sucesso da Zypho, Omniflow e Vertequip, que apesar de não terem vencido o Prémio EDP Inovação, são hoje empresas de sucesso, em crescimento, alvo de investimento de capital de risco e a passar por um importante processo de expansão internacional.

Fonte: jornal Público e EDP

Subscreva a nossa newsletter
Preencha corretamente os campos
Pesquisa
Escreva o que pretende procurar
Resultados da pesquisa
Sugerir a um amigo