Publicado a 10 de Maio de 2011

Sonae Sierra instala sistema inovador para pessoas com deficiência visual

A Sonae Sierra, especialista internacional em centros comerciais, disponibilizou recentemente um inovador sistema de apoio aos visitantes cegos e amblíopes durante as suas visitas ao Centro Colombo e NorteShopping. Trata-se do sistema GUIO®, uma solução tecnológica de orientação e informação para pessoas com deficiência visual que pretende orientar, nestes espaços, os clientes com limitações visuais.

O sistema GUIO® disponibiliza informação áudio através de uma pequena unidade portátil designada de “BeepMóvel”, dispositivo que facilita a orientação do utilizador permitindo assim obter informações úteis como a localização de escadas, elevadores, WCs, portas de acesso, Balcão de Informações, telefones públicos, etc, referenciando também algumas das lojas na proximidade, ajudando desta forma o seu utilizador a aceder às zonas pretendidas do espaço comercial.

O sistema GUIO® foi desenvolvido e fabricado pela empresa Moniz Dias a pedido e em estreita colaboração com a Sonae Sierra, tendo contado com a ajuda da ACAPO no desenvolvimento. O GUIO® tem uma patente 100% portuguesa e características tecnológicas que fazem dele um sistema único e inovador a nível mundial.

Projecto-piloto no NorteShopping e no Centro Colombo
Na primeira fase de implementação nos centros comerciais da Sonae Sierra, o GUIO® está disponível no NorteShopping e no Centro Colombo.

Para utilização dos cegos e amblíopes, cada centro tem disponíveis, nos respectivos Balcões de Informação 6 “BeepMóveis”, bastando para tal levantar este dispositivo. O BeepMóvel faz uma breve apresentação áudio sobre o Centro, o número de lojas, os serviços disponíveis e os acessos, orientando os visitantes com limitações visuais de acordo com os pontos cardeais, disponibiliza um número de emergência, entre outras informações de grande utilidade.

O BeepMóvel é um aparelho extremamente funcional, de pequenas dimensões e de fácil manuseamento, que complementa as informações já existentes por recurso a botões tácteis, dispondo também de um número de emergência, em Braille, para solicitar o apoio do Centro.

O seu funcionamento é assegurado por várias unidades fixas instaladas em pontos estratégicos, colocadas um pouco por todo o Centro, que são activadas quando as unidades móveis (BeepMóvel) entram na sua área de intervenção, estabelecendo automaticamente ligação com o aparelho, viabilizando o fornecimento de informações úteis relativas aos locais onde o utilizador se encontra.

Subscreva a nossa newsletter
Preencha corretamente os campos
Pesquisa
Escreva o que pretende procurar
Resultados da pesquisa
Sugerir a um amigo