Publicado em 16 de Março de 2015

Startup apoiada pela COTEC recebe investimento de 1,6M€

A Biomode, uma startup de base universitária que foi constituída com o apoio e acompanhamento do Acelerador de Comercialização de Tecnologias da COTEC Portugal, recebeu recentemente um investimento de 1,6 milhões de euros, destinado à comercialização dos seus kits de detecção rápida de microrganismos para o sector alimentar.

Criada tendo por base ciência desenvolvida nas universidades do Minho e do Porto, a Biomode desenvolve testes de diagnóstico rápido para segurança alimentar que permitem uma identificação precisa de microrganismos patogénicos em alimentos. Os testes que a empresa irá comercializar baseiam-se na tecnologia inovadora PNA-FISH e vão responder à necessidade da indústria de segurança alimentar de possuir testes mais rápidos, precisos e económicos do que os actualmente disponíveis no mercado.

Neste momento, a Biomode já completou o desenvolvimento de três kits, que permitem a detecção de Salmonella, Listeria monocytogenes e E. Coli, que são os três principais microrganismos testados pela indústria alimentar.

Com os 1,6 milhões de euros angariados, a empresa irá certificar e comercializar os seus produtos, bem como realizar investigação que permita a criação de novas gamas de produtos no futuro. O investimento angariado tem origem num consórcio de investidores nacionais, que inclui as empresas de capital de risco Change Partners e 2bpartner, a Invicta Angels, a Gegnum e um dos promotores do projecto.

Trata-se da segunda ronda de investimento angariado pela Biomode, uma vez que a empresa já tinha assegurado um investimento de 300 mil euros em 2010, provenientes dos Fundos de Capital de Risco Portugal Ventures ACTec e ACTec II, e destinados à realização da prova de conceito da tecnologia.

Ao longo dos últimos quatro anos, a Biomode tem vindo a ser acompanhada pelo Acelerador de Comercialização de Tecnologias da COTEC Portugal (Act by COTEC), que apoiou a realização da prova de conceito da tecnologia, bem como o desenvolvimento do negócio e a identificação de investidores.

Actualmente, os promotores da Biomode são os investigadores Carina Almeida, Laura Cerqueira e Nuno Azevedo, estando a empresa sediada no Spin Park – Parque de Ciência e Tecnologia, localizado em Caldas das Taipas, Guimarães.

Mais informações sobre o Acelerador de Comercialização de Tecnologias da COTEC.

Subscreva a nossa newsletter
Preencha corretamente os campos
Pesquisa
Escreva o que pretende procurar
Resultados da pesquisa
Sugerir a um amigo