Publicado em 29 de maio de 2015

Startup portuguesa Feedzai angaria investimento de 17,5 milhões de dólares

A Feedzai, uma startup portuguesa especializada em soluções anti-fraude, angariou recentemente um investimento de 17,5 milhões de dólares, liderado pela empresa de capital de risco norte-americana Oak HC/FT.

© Exame Informática e Feedzai

 

O financiamento surge na sequência do crescimento da empresa, fundada em 2008 em Coimbra, mas que atualmente abre portas para o mercado internacional a partir de Silicon Valley, na Califórnia, e trata-se de um dos montantes mais elevados de sempre angariados por startups criadas em Portugal.

Para além da Oak HC/FT, participaram nesta ronda de financiamento da Feedzai a Sapphire Ventures (anteriormente SAP Ventures) e a capital de risco portuguesa ES Ventures, que já eram investidoras da empresa. Os 17,5 milhões de euros assegurados este mês de maio correspondem a uma ronda de financiamento série B e vêm juntar-se a três financiamentos anteriores recebidos pela empresa. No total, de acordo com a plataforma CrunchBase, desde a sua criação a Feedzai já angariou 26,1 milhões de dólares de investimento.

O novo investimento será aplicado na contratação de trabalhadores para os departamentos de engenharia e vendas, que terão como missão garantir a expansão geográfica do serviço da Feedzai. Com o investimento, para além da entrada de capital dá-se também a entrada de dois novos membros no conselho de administração da Feedzai: Patricia Kemp e Jonathan Weiner, que ocupam os cargos de General Partner e Venture Partner na Oak HC/FT, respetivamente.

De acordo com Patricia Kemp, General Partner na OAK HC/FT, o combate à fraude eletrónica é um negócio com grande potencial no mercado europeu e norte-americano, sendo que «as capacidades em big data science e machine learning, combinadas com uma forte equipa de gestão, permitiram à Feedzai criar um poderoso portfólio de soluções anti-fraude para os maiores bancos do mundo, retalhistas e processadores de pagamentos».

A Feedzai desenvolve software para prevenção de fraudes e proteção de transações eletrónicas, e, de acordo com a Exame Informática, já analisou mais de 18 mil milhões de transações, que terão movimentado o correspondente a 760 mil milhões de dólares. Na opinião de Nuno Sebastião, CEO da Feedzai, é «muito fácil demonstrar o valor» da tecnologia da empresa, sendo que no dia mais “proveitoso” de sempre a plataforma da Feedzai conseguiu detetar fraudes avaliadas em mais de seis milhões de dólares. Atualmente, a empresa possui como clientes empresas de renome, entre as quais as empresas Celfocus, Coca-Cola, Logica, Vodafone, Ericsson, SIBS Payment Solutions, Horizon Wind Energy e Servebase Credit Card Solutions.

Fontes: Exame Informática e Feedzai

Subscreva a nossa newsletter
Preencha corretamente os campos
Pesquisa
Escreva o que pretende procurar
Resultados da pesquisa
Sugerir a um amigo