Publicado a 28 de outubro de 2016

Startups do Programa COHiTEC destacam-se no Horizonte 2020

Quatro startups participantes no Programa COHiTEC da COTEC Portugal estão entre as doze empresas portuguesas aprovadas na última chamada ao SME Instrument – Fase I. Este instrumento, financiado pelo Horizonte 2020, visa apoiar Pequenas e Médias Empresas no desenvolvimento do conceito e da análise de viabilidade de ideias inovadoras.

 
As quatro empresas que receberão um financiamento na ordem dos 50 mil euros para analisar os seus projetos inovadores são: Exogenus Therapeutics, ExtremoChem, Pharma 73 e Thelial Technologies.

Com projectos no sector da Saúde e Biotecnologia, estas empresas propõem uma terapia inovadora para tratamento de feridas crónicas na pele (Exogenus Therapeutics), novas moléculas orgânicas obtidas por síntese química para estabilização de compostos biológicos (ExtremoChem), excipientes melhorados para a produção de fármacos e cosméticos (Pharma 73) e um novo composto para o tratamento da esofagite eosinofílica (Thelia Technologies).

Das restantes oito empresas no pódio da Fase I do SME Instrument, umas também pertencem área da Saúde (Biosurfit, MEDSIMLAB e serFarma), outras à Aeroespacial (WATERDOG mobile), Energia (Watt-IS), TIC aplicadas a Seguros (I2S Informática), Segurança (DNA Trustag) e Sector Público (Signium).

Com os resultados desta chamada do SME Instrument, Portugal ascende à décima posição na lista de países que mais têm tirado partido deste apoio, num total de 8,6 milhões de euros aprovados entre as duas fases do SME Instrument.

O Programa COHiTEC é uma iniciativa da COTEC Portugal que promove a valorizacão do conhecimento gerado no sistema nacional de I&D. Criado em 2004, o Programa realiza sessões de formação, de âmbito nacional, reunindo investigadores, estudantes de gestão e mentores com vista à avaliação do potencial comercial de ciência e tecnologia inovadora.

Subscreva a nossa newsletter
Preencha corretamente os campos
Pesquisa
Escreva o que pretende procurar
Resultados da pesquisa
Sugerir a um amigo