Publicado a 06 de Junho de 2014 (última actualização em 2014-06-11)

Sumos Portugal, Salva a Lã Portuguesa, e Plantei.eu distinguidos com o Prémio FAZ-IOP

Os projectos Sumos Portugal, Salva a Lã Portuguesa, e Plantei.eu foram, respectivamente, o vencedor e os distinguidos com o segundo e terceiro lugar na 3.ª edição do Prémio FAZ - Ideias de Origem Portuguesa (FAZ - IOP), um concurso de ideias de empreendedorismo social dirigido à Diáspora portuguesa, que conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República.

© COTEC Portugal

 

Lançado em 2010 pela Fundação Calouste Gulbenkian (FCG), o Prémio FAZ - Ideias de Origem Portuguesa (FAZ-IOP) é um concurso de ideias de empreendedorismo social dirigido à Diáspora portuguesa, que surgiu como movimento destinado a apoiar projectos nas áreas do Ambiente e Sustentabilidade, Diálogo Intercultural, Envelhecimento e Inclusão Social. O prémio, no valor de 50 mil euros, é inteiramente destinado ao financiamento dos projectos, dos quais 25 mil euros serão atribuídos ao vencedor, 15 mil euros ao segundo lugar e 10 mil euros ao terceiro. Para além do prémio pecuniário atribuído aos três primeiros lugares do concurso, todos os dez finalistas terão apoio no acompanhamento dos seus projectos.

Esta terceira edição do FAZ-IOP recolheu 64 novas ideias de empreendedorismo social, envolvendo 248 participantes de 22 países. Deste universo foram seleccionadas 10 equipas finalistas, que estiveram entre os dias 3 e 5 de Junho na FCG a receber formação intensiva do Instituto de Empreendedorismo Social. Entre os participantes neste workshop estiveram portugueses residentes nos mais variados pontos do globo, como o Brasil, a Arábia Saudita, o Qatar, os Estados Unidos da América, a Venezuela ou Moçambique, para além de muitos outros provenientes de várias cidades europeias.

Os projectos distinguidos no Prémio em 2014:

Sumos Portugal (vencedor - 25 mil euros) - Este projecto propõe criar uma rede de pontos de venda de sumos naturais, utilizando como elemento central pessoas com deficiência que irão preparar e vender os frutos, gerando assim empregos sustentáveis para um segmento da população que é, na maior parte das vezes, excluído socialmente. Os sumos naturais de frutas e vegetais são um mercado em crescimento em todo o mundo, sendo um produto com forte procura que gera benefícios para a saúde, mas cuja oferta escasseia em Portugal. As pessoas com deficiência tornam-se assim criadoras de valor e embaixadores de uma alimentação saudável, quebrando preconceitos e promovendo a inclusão social.

Salva a Lã Portuguesa (segundo lugar - 15 mil euros) - Este projecto quer valorizar o património natural português, através da preservação e aproveitamento da lã nacional. Com o aparecimento das fibras sintéticas industriais, este activo natural tem vindo a perder o seu valor comercial e a lã é, hoje em dia, deitada fora pelos produtores portugueses após a tosquia das ovelhas, devido à falta de canais de distribuição. O projecto quer envolver os pastores e donos de rebanhos sensibilizando-os para o valor da lã, fazendo renascer os equipamentos e técnicas de fiação, e comercializando uma marca de lã portuguesa destinada à confeção de vestuário de qualidade.

Plantei.eu (terceiro lugar - 10 mil euros) - Este projecto prevê a criação de uma plataforma online de partilha de conhecimento, experiências e recursos na temática da agricultura biológica e das sementes, suas propriedades, conservação e cultivo. Esta plataforma permitirá também a troca de sementes, aumentando assim a riqueza colectiva e promovendo a biodiversidade. Portugal tem uma riqueza biológica assinalável nas suas espécies vegetais e existe um sector crescente de agricultura local sustentável, assente em hortas urbanas e quintas de agricultura biológica. Este é o contexto perfeito para a promoção da biodiversidade das sementes.

Mais informações sobre o Prémio e anteriores projectos finalistas em www.ideiasdeorigemportuguesa.org e www.faz.com.pt

Subscreva a nossa newsletter
Preencha corretamente os campos
Pesquisa
Escreva o que pretende procurar
Resultados da pesquisa
Sugerir a um amigo