Publicado a 27 de Novembro de 2013 (actualizado a 2013-11-28)

Universidade de Aveiro e Politécnico de Setúbal vencedores dos prémios ligados ao conhecimento

A Universidade de Aveiro, em colaboração com a PT Inovação, e o Instituto Politécnico de Setúbal foram os distinguidos nos prémios COTEC da área da valorização do conhecimento.

© COTEC Portugal

 

As instituições de ensino vencedoras dos prémios COTEC ligados à área de valorização do conhecimento foram conhecidas no decorrer do 10.º Encontro Nacional de Inovação COTEC, que teve lugar no dia 27 de Novembro em Lisboa, e em que se comemoraram os 10 anos de actividade da Associação Empresarial.

Concurso 'Valorização do Conhecimento e Fomento do Empreendedorismo 2013'
O Instituto Politécnico de Setúbal é o grande vencedor do Concurso 'Valorização do Conhecimento e Fomento do Empreendedorismo 2013', destinado a valorizar as boas práticas e resultados dos Institutos Politécnicos portugueses.

Na categoria ‘Estratégias de Fomento do Empreendedorismo’, o Instituto Politécnico de Setúbal distinguiu-se pelos bons resultados nas variáveis mais a jusante na cadeia de valor do conhecimento, com destaque para o número de startups criadas, o investimento realizado, o emprego criado e as vendas e valor acrescentado gerado por essas startups.

No que diz respeito à categoria ‘Estratégias de Comercialização de Tecnologias’, foram analisados indicadores respeitantes ao número e tipologia de patentes submetidas pelo Instituto, à criação de spin-offs criadas com o objectivo de explorar produtos ou serviços resultantes das suas actividades de I&D e à transferência de tecnologia, seja através da venda ou do licenciamento de patentes.

Concurso ‘Casos Exemplares de Cooperação Universidade-Empresa'
O Concurso que teve por objectivo premiar casos exemplares de cooperação continuada entre uma Universidade e uma empresa ou grupo empresarial, de preferência ao longo de vários anos, com resultados identificáveis e valorizados por ambas as partes, distinguiu a Universidade de Aveiro, a vencedora, e as Universidades de Lisboa, Minho e Porto, com menções honrosas.

Universidade de Aveiro - PT Inovação, o caso de cooperação vencedor
A Universidade de Aveiro foi premiada pela colaboração com a PT Inovação, que se iniciou em 1973 com o CET - Centro de Estudos de Telecomunicações (antecessor da PT Inovação) e que foi decisiva no arranque da Universidade de Aveiro e na criação do Mestrado Integrado em Engenharia Electrónica e Telecomunicações (designação actual).

A colaboração entre a Universidade de Aveiro e a PT Inovação tem beneficiado claramente ambas as instituições, a região de Aveiro e o sector das telecomunicações a nível nacional.

Essa cooperação abrange as vertentes académica (orientação conjunta de 50 dissertações de mestrado e 20 dissertações de doutoramento), científica (mais de 100 publicações conjuntas) e de transferência de tecnologia (140 M€ de investimento em projectos de I&DT conjuntos, com financiamento externo).

Três outros aspectos merecem ainda destaque nesta parceria: (i) cerca de 50% dos actuais quadros da PT Inovação são formados pela UA (202 diplomados), (ii) 4,8 M€ de contratos de transferência de tecnologia com financiamento directo da PT Inovação ao Instituto de Telecomunicações da UA e (iii) a criação de startups na área de telecomunicações potenciadas pelo projecto INOVA-RIA.

Os casos das Universidades de Lisboa, Minho e Porto
A Universidade de Lisboa, através do Instituto Superior Técnico, colabora desde 1996 com a Atral Cipan, colaboração essa que resultou em produção científica, na criação do curso de Mestrado em Engenharia Farmacêutica, na realização de 39 estágios profissionais e em impactos ao nível da optimização do processo e do planeamento da produção na Atral Cipan.

A Universidade do Minho apresentou o caso examplar de cooperação com a Iberomoldes, que se iniciou em 1983 e beneficiou não apenas as duas instituições, como o próprio sector dos moldes para plástico. No âmbito desta colaboração, foi criado pela Universidade do Minho o Mestrado/Curso de Especialização em Engenharia de Polímeros.

A Universidade do Porto colabora desde 1984 com a Efacec, numa cooperação que tem produzido claros benefícios para ambas as instituições aos níveis académico, científico e de transferência de conhecimento. Alguns indicadores que espelham essa colaboração são os 76 projectos colaborativos, as 10 patentes conjuntas e as 5 novas infraestruturas criadas nas instalações da Universidade do Porto para trabalhos conjuntos.

Saiba mais sobre estes concursos aqui .

Subscreva a nossa newsletter
Preencha corretamente os campos
Pesquisa
Escreva o que pretende procurar
Resultados da pesquisa
Sugerir a um amigo