Universidade de Lisboa vence 2010 Idea to Product Portugal Competition

O projecto M-Gate, desenvolvido no Instituto de Medicina Molecular da Universidade de Lisboa, foi o grande vencedor do 2010 Idea to Product Portugal Competition, um concurso de ideias organizado pela COTEC nos passados dias 9 e 10 de Abril no Porto.

© COTEC Portugal

 

O Idea to Product Competition® é um concurso de planos de comercialização de tecnologia originário da Universidade do Texas em Austin que, por iniciativa do programa Act da COTEC e do GAPI 2.0, é organizado este ano pela primeira vez em Portugal. O objectivo desta competição é o de apoiar equipas oriundas de instituições de ensino superior nacionais na geração de um conceito de produto a partir de uma tecnologia por eles desenvolvida, fazendo a ponte entre a ciência e o mercado.

A equipa M-Gate da Universidade de Lisboa foi a grande vencedora do 2010 I2P® Portugal Competition. O projecto M-Gate - "Molecules Get Across the Epithelium" consiste numa tecnologia inovadora que permite testar a capacidade das moléculas atravessarem barreiras celulares. A vantagem desta tecnologia é que não utiliza células reais, sem que os resultados sejam comprometidos. Esta tecnologia permite uma redução no tempo e custo envolvidos no processo de desenvolvimento de um novo fármaco. Marta Ribeiro, Henri Franquelim e Nuno Silva (tutor) foram os representantes em concurso desta tecnologia, que arrecadou 10.000 euros de prémio e uma oportunidade de concorrer ao I2P® Europe Championship.

O segundo lugar foi atribuído ao projecto Smart Medicines, da Universidade de Coimbra. Representado por João Nuno Moreira, Vera Moura e Sérgio Simões, e com tutoria de Jorge Figueira, este projecto consiste numa forma inteligente de transportar fármacos directa e exclusivamente até às células cancerígenas e paredes dos vasos sanguíneos que alimentam o tumor.

Na terceira posição ficou o projecto Animal Anesthesia Solutions, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, que permite avaliar, em tempo real, a profundidade de anestesia administrada a animais. Este projecto foi representado por Luís Antunes e Aura Silva, sob tutoria de Miguel Bacelar.

O júri destacou ainda com uma Menção Honrosa o projecto da Universidade da Beira Interior, Waynergy, que apresentou um pavimento sustentável que permite a produção de energia eléctrica a partir do movimento de pessoas e veículos.

Foram 9 as equipas que participaram nesta primeira edição do I2P® Portugal Competition, representando as universidades de Aveiro, Beira Interior, Coimbra, Lisboa, Minho, Nova de Lisboa, Porto, Trás-os-Montes e Alto Douro e Instituto Superior Técnico. O painel de júris foi presidido por Tim Meldrum (City University London) e constituído por Anabela Carvalho (Clarke, Modet & Co), António Murta (Pathena), Bill Hulsey (Hulsey IP Lawyers), João Claro (FEUP), João Pereira (InovCapital), Jorge Braz (Pathena), José Guerreiro de Sousa (ES Ventures), José Romão de Sousa (Coordenador Act), Rui Ferreira (Audax-ISCTE), Rui Lopes (BPI) e Telmo Vilela (GAPI-Inovação).

 


Idea to Product Competition
As competições Idea to Product (I2P) são um conjunto de concursos de planos de comercialização de tecnologia early-stage, disputados em diferentes regiões do globo, que visam a identificação de oportunidades de negócio suportadas em conceitos de produtos únicos obtidos a partir de tecnologia inovadoras e dirigidos a mercados claramente definidos.

O objectivo das competições é o de incentivar os participantes a criar ligações entre as tecnologias emergentes e as necessidades do mercado, essencial para apoiar etapas posteriores da sua comercialização. O Programa I2P, iniciativa da Universidade do Texas em Austin, pretende, deste modo, educar e desenvolver uma nova geração de empreendedores, cientes de como criar produtos e serviços viáveis a partir da tecnologia.

Pelo menos uma equipa em cada uma das 13 anteriores competições locais e globais realizadas na Universidade do Texas em Austin conseguiu financiamento para a investigação ou criou um negócio. A final mundial das I2P Competitions, designada por I2P Global Competition, disputa-se anualmente na UT Austin.

Subscreva a nossa newsletter
Preencha corretamente os campos
Pesquisa
Escreva o que pretende procurar
Resultados da pesquisa
Sugerir a um amigo