Publicado a 15 de Abril de 2014

Universidades do Norte empenhadas na constituição de consórcio para gerar, atrair e fixar talento na região

No passado dia 10 de Abril, os reitores das universidades do Minho, do Porto, e de Trás-os-Montes e Alto Douro, assinaram um memorando de entendimento para a constituição do primeiro consórcio de cooperação estratégica do ensino superior português.

O memorando de entendimento, assinado sob a égide da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN), define a forma de operacionalização do Consórcio das Universidades do Norte (UniNORTE), que se configura numa plataforma de cooperação interstitucional.

Este novo quadro de cooperação institucional entre as universidades do Norte pretende potenciar as oportunidades de cooperação estratégica e operacional entre as três instituições inseridas na mesma região (NUT II – Norte), respondendo desta forma aos desafios colocados pelo programa quadro Europa 2020 para a criação de estratégias regionais de especialização inteligente.

O consórcio UniNORTE assume-se, assim, como um compromisso das universidades na concretização de um novo modelo de desenvolvimento sustentável que garanta o futuro da Região pela geração, atracção e fixação de talento capaz de criar riqueza e de assegurar o bem-estar das populações.

Nos 60 dias seguintes à assinatura do memorando, uma equipa de trabalho constituída por dois membros das equipas reitorais de cada universidade irá elaborar um documento que terá de definir o quadro legal e o modelo organizacional do Consórcio, os seus objectivos de curto e médio prazo, as áreas com maior potencial de cooperação e os mecanismos efectivos de articulação institucional, nomeadamente em termos de oferta educativa.

O documento a apresentar deverá explorar a possibilidade de concertação da oferta educativa das três universidades de acordo com as estratégias de desenvolvimento regionais e nacionais, a gestão conjunta do plafond de vagas e do número de cursos de cada instituição e a gestão integrada da abertura de novos cursos ou de encerramento de atuais programas de formação.

Mais informação aqui.

Subscreva a nossa newsletter
Preencha corretamente os campos
Pesquisa
Escreva o que pretende procurar
Resultados da pesquisa
Sugerir a um amigo