Publicado a 11 de Junho de 2012

Vipex encontra-se com empresas do universo COTEC

A Vipex recebeu as empresas do universo COTEC (Associados e membros da Rede PME Inovação) nas suas instalações da Marinha Grande no passado dia de 31 de Maio, num encontro promovido pela COTEC com o intuito de promover a colaboração entre as empresas participantes. Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer o Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado de Produto (CDRsp), uma unidade orgânica do Instituto Politécnico de Leiria, que constitui actualmente um dos 3 centros de excelência em Engenharia Mecânica da Fundação para a Ciência e Tecnologia.

© Vipex

 

Empresa familiar, a Vipex dedica-se à de transformação de termoplásticos e conta com 60 colaboradores. Assumindo-se como uma empresa de serviços que integra o fabrico de bens transaccionáveis em plástico, a Vipex exporta 95% da sua produção e tem um modelo de negócio assente na avaliação das funções e especificações dos produtos em conjunto com os clientes, para uma adequada industrialização e uma eficiente produção.

Arquitectar a industrialização de produtos em plástico
Sob o lema «Architecting plastics for production», mais do que produzir peças de plástico segundo um projecto apresentado pelo cliente, a Vipex aposta no desenvolvimento dos projectos em conjunto com os clientes, desde a ideia até ao produto final. O resultado de uma destas parcerias foi até distinguido com um prémio de inovação em França: caixas de vidro com tampas de plástico.

A gama de caixas 4in1 Plus da multinacional Pyrex tem tampas de plástico portuguesas que são herméticas e podem ir ao congelador, ao microondas e à máquina de lavar. A Vipex entrou no concurso internacional lançado pela Pyrex e ganhou com um produto de plástico inovador, adaptável às grandes variações do processo de fabrico do recipiente de vidro. Explorando a utilização de materiais flexíveis com recurso à tecnologia de bi-injecção, a Vipex garantiu, num único projecto, uma facturação superior a 500 mil euros e angariou o desenvolvimento de mais duas tampas para o alargamento desta gama da Pyrex, que foi distinguida com um prémio de inovação em França.

O trabalho da Vipex pauta-se pelo envolvimento na fase de desenvolvimento de produto, a aposta na melhoria e na qualidade dos produtos, do processo, e do trabalho de equipa entre o cliente, o fabricante do molde e o produtor. Deste desenvolvimento conjunto resultaram também outros exemplos como embalagens para telemóveis, embalagens de transporte de iogurtes, cafeteiras e até um triângulo de sinalização.

Consulte a agenda deste evento

Subscreva a nossa newsletter
Preencha corretamente os campos
Pesquisa
Escreva o que pretende procurar
Resultados da pesquisa
Sugerir a um amigo