Publicado a 28 de Setembro de 2012

Wavecom abre portas ao universo COTEC

Foi no passado dia 27 de Setembro que se realizou o ‘Dia da Wavecom’ no qual as empresas do universo COTEC tiveram oportunidade de conhecer esta empresa da Rede PME Inovação. O encontro promovido pela COTEC realizou-se com o objectivo de fomentar a colaboração entre as empresas participantes.

© COTEC Portugal

 

Fundada no ano 2000, a Wavecom é uma empresa de Engenharia, com cerca de 40 colaboradores, cujo core business consiste no desenvolvimento e integração de soluções de telecomunicações, especializada nas tecnologias rádio e nas tecnologias de comunicações unificadas. É actualmente líder de mercado em ligações wireless em banda não licenciada, com mais de 900 ligações implementadas.

Possibilidade de desenvolvimento conjunto de negócios
Encarado como um encontro para a «identificação de oportunidades conjuntas e abertura de um canal (de comunicação) para os Associados e empresas da Rede», segundo Mário Rui Santos, Administrador da Wavecom, o evento teve como palco o Estádio da Luz onde a empresa implementou várias das suas soluções.

Daniel Bessa, Director-Geral da COTEC, começou por identificar o papel da Associação, que tem como grande objectivo fomentar o «contributo das grandes empresas para o desenvolvimento da oferta nacional de bens e serviços» que, numa das suas formas, se materializou no ‘Dia da Associada’, encontro onde cada Associado da COTEC recebe as empresas da Rede PME Inovação numa acção que se espera de crescimento das mais pequenas pelo acesso às compras das grandes.

Já nos ‘Dia da PME’, a COTEC encontrou também a resposta à sua missão de desenvolver o tecido empresarial português, promovendo o crescimento das empresas. É através destes ‘Dias’ que se espera que surjam parcerias: «O que a COTEC quer é sair daqui com uma noção muito clara de que é possível fazer crescer a Wavecom com alguém que está desse lado (dos participantes/plateia)», afirmou Daniel Bessa.

Continuou, afirmando que, para que possam vender aos grandes players, as PME devem submeter-se a processos de integração com outras empresas para que desenvolvam ofertas mais integradas, subindo na cadeia de valor. Entendimento partilhado por Nuno Marques, Administrador e Director Comercial da Wavecom, que confirmou que «O objectivo de hoje é o de encontrar parceiros para podermos conjuntamente responder a um maior universo de ofertas».

De Aveiro para o mundo
O “segredo” do negócio da Wavecom assenta em quatro vectores-base: na Especialização de serviços, no Foco nas competências técnicas e comerciais, na Capacidade de entrega e implementação dos projectos que desenvolvem, e na aplicação da Inovação aos produtos que comercializam, que estão em constante evolução especialmente na área de ligações wireless em que é especialista: «no mercado em que operamos é inevitável inovar», declarou Nuno Marques.

É no crescimento do volume de negócios que o desenvolvimento da Wavecom se reflecte: de uma facturação de 1,8 milhões de euros em 2009, e de 2,5 milhões em 2010, a empresa practicamente duplicou o volume de negócios desse último ano atingindo 4,1 milhões em 2011, metade dos quais provenientes de exportações. A empresa destaca-se por ser a única em Portugal distinguida nos últimos três anos (2009, 2010, 2011) pelo Technology Fast 500 EMEA da Deloitte, prémio que distingue as 500 empresas da Europa, Médio Oriente e África que mais cresceram no sector das Tecnologias de Informação, Comunicação e Electrónica (TICE).

Para o aumento das exportações foi decisivo o processo de internacionalização da Wavecom, que teve início em 2008 com a abertura das instalações em Cabo Verde que, em 2011, se estenderam por Espanha e pelo Brasil, mercado em forte expansão na área das telecomunicações. No futuro, a empresa prevê o seu estabelecimento em Angola, Moçambique, Polónia e Roménia.

Na partilha da experiência de internacionalização da Wavecom, Rui Marques, Director Executivo, apontou algumas falhas no caminho que a empresa trilhou e sugeriu algumas propostas que poderão ajudar outras empresas no propósito da internacionalização. Manter o foco num mercado de cada vez, reduzir o portfólio nos mercados de grande dimensão como o Brasileiro, partilhar recursos ou infraestruturas com outros parceiros, foram algumas das dicas apontadas.

Soluções Inovadoras
Exemplo das soluções inovadoras da Wavecom são a distribuição Wi-Fi passiva em hotéis usando cabos radiantes; a implementação de ligações rádio de grandes distâncias/alcance, acima de 100 Km e algumas sobre água (como em Cabo Verde); ou o projecto para a FCCN - Fundação para a Computação Científica Nacional em que a Wavecom desenvolveu uma plataforma que permite a integração dos sistemas Voz existentes com a tecnologia VOIP, baseada em sistemas de open source, e que tem hoje mais de 100.000 utilizadores finais (pertencentes às Instituições de Ensino Superior portuguesas).

Dos projectos actualmente em desenvolvimento, José Ferreira, Administrador e Director Comercial, destacou o FSCloud que permite disponibilizar uma solução de telefonia através da cloud, e o WAVESYS que consistirá num rádio que integra várias tecnologias e que terá funções muito específicas, com várias interfaces de acesso local.

Consulte a agenda deste evento

Subscreva a nossa newsletter
Preencha corretamente os campos
Pesquisa
Escreva o que pretende procurar
Resultados da pesquisa
Sugerir a um amigo