Workshop Internacionalização AICEP-COTEC: A proposta de valor da Agência e a visão das PME inovadoras

Face à nova realidade da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, a COTEC Portugal e a AICEP organizaram duas sessões com as empresas da Rede PME Inovação, onde foi dada a conhecer a sua actual organização e principais medidas no apoio à internacionalização das empresas inovadoras portuguesas.

«A AICEP é a maior frente comercial que a economia portuguesa tem lá fora», observou Daniel Bessa, lembrando a necessidade de as PME crescerem mais e as vantagens de aproximar as empresas da Rede PME Inovação – pequenas e médias empresas inovadoras – da Agência.

Na dependência do Ministério dos Negócios Estrangeiros, a AICEP encontra-se em maior coordenação com as embaixadas portuguesas espalhadas pelo mundo, que, actuando numa lógica de diplomacia económica, funcionam como autênticos centros de negócio dispostos a alavancar o aumento das exportações e a ajudar a internacionalização das empresas nacionais.

A par desta nova parceria, a AICEP alargou ainda a sua rede com recursos próprios em Abu Dabhi, Bogotá, Jacarta e Nova Deli, tendo também reforçado a presença em Espanha e no Brasil.

Aproximar as empresas nacionais de novos mercados é, assim, uma aposta forte no novo modelo de actuação da AICEP, onde se inclui a oferta de serviços novos como reuniões por videoconferência com elementos da Agência de diversas geografias, bem como com potenciais parceiros ou clientes.

Estas sessões foram dirigidas exclusivamente aos membros da Rede PME Inovação COTEC, que contribuíram com a sua visão e algumas propostas concretas sobre o processo de internacionalização.

Consulte o programa desta sessão

Subscreva a nossa newsletter
Preencha corretamente os campos
Pesquisa
Escreva o que pretende procurar
Resultados da pesquisa
Sugerir a um amigo