Publicado a 28 de outubro de 2015 (última atualização em 04 de novembro de 2015)

X Encontro COTEC Europa: COTEC Portugal, Espanha e Itália assinam declaração conjunta para liderarem renascimento industrial europeu

Como principal resultado do X Encontro COTEC Europa, que se dedicou à continuidade dos trabalhos da última reunião, realizada em Lisboa, os Presidentes das Direções da COTEC Portugal, Espanha e Itália assinaram no dia 28 de outubro, em Roma, uma declaração conjunta na qual reconhecem a oportunidade de liderar, desde o Sul da Europa, um novo paradigma de inovação aberta, colaborativa e social.

© Luís Filipe Catarino/Presidência da República Portuguesa

 

O Encontro que reúne anualmente as três organizações COTEC voltou a focou-se, à semelhança do ano passado em Lisboa, na reindustrialização e no seu papel na promoção do crescimento económico e na criação de postos de trabalho qualificados.

Acontecendo alternadamente em cada um dos três países, o X Encontro COTEC Europa decorreu no dia 28 de outubro, em Roma, no Conselho Nacional para a Investigação (CNR), onde as três organizações COTEC de Portugal, Espanha e Itália debateram questões relevantes às suas economias com o objetivo principal de apresentar propostas concretas que influenciem as políticas comunitárias, tendo em conta as realidades características dos países do Sul da Europa.

Na declaração conjunta por si assinada os três Presidentes das Direções da COTEC Portugal, Fundación COTEC (Espanha) e Fondazione COTEC (Itália) consideram «este novo paradigma a oportunidade perfeita para um “renascimento industrial europeu”, que permitirá aos países do Sul da Europa adquirir uma importância renovada». Destacam ainda a necessidade de identificar e encorajar este novo paradigma enquanto força motriz para o desenvolvimento económico e humano dos três países e da Europa como um todo.

© Luís Filipe Catarino/Presidência da República Portuguesa/Presidência da República Italiana

 

Tendo isso em conta, as três COTEC recomendam que instituições e empresas dos três países aproveitem esta oportunidade histórica para afirmar a inovação enquanto atributo exclusivo da sua própria cultura. E nela a inovação deve ser entendida no sentido mais amplo da palavra, que significa qualquer mudança, não apenas tecnológica, não apenas baseada no conhecimento científico, e que gere valor, não apenas económico.

«Esta visão humanista da inovação irá revelar-se primordial para enfrentar os desafios económicos e sociais na Europa nos próximos anos. Enquanto Europeus do Sul podemos e devemos liderar este renascimento, como já fizemos no passado», lê-se na declaração assinada.

Francisco de Lacerda, Presidente da Direção da COTEC Portugal, sublinha a importância deste compromisso para o futuro da economia europeia: «O X Encontro COTEC Europa foi um marco muito relevante para os objetivos que prosseguimos: fomentar nas empresas a inovação baseada em conhecimento, como alavanca de reforço em Portugal da produtividade e do emprego estável e adequadamente remunerado. A declaração conjunta potencia a promoção de políticas públicas a nível europeu, onde a atual Comissão e o Comissário Carlos Moedas têm a inovação como um aspecto absolutamente prioritário no reforço da Europa no mundo».

© Luís Filipe Catarino/Presidência da República Portuguesa

A COTEC Portugal foi acompanhada neste evento por uma comitiva de 47 empresários, seus Associados, que reuniram com o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, na residência do Embaixador de Portugal em Roma, ao final da manhã, antecedendo a realização do Encontro.

Enquanto Presidentes de cada uma das organizações COTEC, os Chefes de Estado dos três países – Felipe VI, Rei de Espanha, Sergio Mattarella, Presidente da República Italiana, e Aníbal Cavaco Silva, Presidente da República Portuguesa –, encerraram o Encontro, em que também participou o Comissário Europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas.

Aceda aos vários discursos, documentos e apresentações do X Encontro COTEC Europa:

Subscreva a nossa newsletter
Preencha corretamente os campos
Pesquisa
Escreva o que pretende procurar
Resultados da pesquisa
Sugerir a um amigo