Capacitação para a Inovação

Este projeto visa reforçar as competências das empresas para a gestão dos seus processos de inovação, quer na vertente interna, quer na sua relação com os parceiros externos, utilizando metodologias e ferramentas de suporte adequadas.

A partir da experiência de aplicação do sistema de Innovation Scoring®, a COTEC contou com o apoio do COMPETE2020 (no âmbito do SIAC - Sistema de Apoio a Ações Coletivas) e o envolvimento ativo dos seus Associados para a evolução dos conceitos e da experiência de utilização da ferramenta lançada em 2007. O surgimento de guidelines internacionais sobre sistemas de diagnóstico de inovação, divulgadas pelo CEN (Comité Europeu para a Normalização) já em 2015, justificaram também uma atualização e harmonização desta referência nacional com as orientações internacionais. 

A equipa de projeto seguiu um percurso lógico de etapas que permitiu não apenas reforçar a base de conhecimento sobre as dimensões e os impactos do fenómeno de inovação, mas também aplicar este novo conhecimento numa ferramenta de apoio à gestão da inovação empresarial.


1. Análise da aplicação do instrumento de diagnóstico de inovação, Innovation Scoring®

Tendo o Innovation Scoring® 1.0 quase 10 anos de existência, tornou-se pertinente a avaliação do modelo, avaliação essa que esteve na base do desenho de uma nova geração do sistema.

Consultar o Relatório de Avaliação do Modelo de Innovation Scoring®

 

2. Novo sistema de Innovation Scoring®

Foi desenvolvida uma versão 2.0 do Innovation Scoring®, com evolução do framework conceptual, web design, feedback report, benchmarking e apresentação de boas práticas.

Consultar:

 - a página web do novo Innovation Scoring®

- a plataforma web Innovation Scoring® com novo framework conceptual, funcionalidades como feedback report, benchmarking e boas práticas

- o Manual Prático de Apoio ao Preenchimento do Innovation Scoring®

- a Rede de Parceiros que utilizam o sistema de Innovation Scoring® como innovation assessment tool

Com vista a disseminar e esclarecer as organizações sobre o novo Innovation Scoring®, a COTEC realizou um conjunto de ações de capacitação. Mais informações sobre estas ações estão disponíveis na notícia sobre o evento.


3. Produção do Estudo "Destino: Crescimento e Inovação - O impacto da inovação na performance económico-financeira das PME e no seu crescimento"

A análise do desempenho às principais dimensões do processo de inovação conduziu também à produção de conhecimento sobre o impacto da inovação no desempenho económico-financeiro das PME Nacionais.

Descarregar:

- o Sumário Executivo
- o Resumo em inglês
- a versão completa do Estudo sobre o desempenho económico-financeiro de PME inovadoras e os constrangimentos ao seu crescimento
- o detalhe do estudo relativo ao desempenho económico-financeiro de PME inovadoras
- o detalhe do estudo relativo aos constrangimentos ao crescimento de PME inovadoras

A divulgação deste trabalho levou à organização de um roadshow e de um conjunto de workshops. Mais informações sobre estas sessões na notícia sobre estes eventos.

 

Com um montante de investimento superior a 538 mil euros, o projecto Capacitação para a Inovação foi financiado pelo COMPETE2020, no âmbito do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização apoiada pelo FEDER, no montante de 457,6 mil euros.
Prevê-se que a execução das actividades previstas no projecto Capacitação para a Gestão da Inovação esteja finalizada em 31 de outubro de 2017.

 

Subscreva a nossa newsletter
Preencha corretamente os campos
Pesquisa
Escreva o que pretende procurar
Resultados da pesquisa
Sugerir a um amigo