Estudo 'Destino: Crescimento e Inovação'

O Estudo 'Destino: Crescimento e Inovação' foi levado a cabo pela COTEC Portugal, em parceria com a sua associada Deloitte, e com o apoio do Banco BPI, e analisa o tecido empresarial português, dando a conhecer um conjunto de potenciais medidas que podem ser tomadas para estimular o crescimento e inovação das PME.

Destino: Crescimento e Inovação

Com duas componentes, o estudo revela, por um lado, que as PME mais inovadoras possuem uma performance económico-financeira superior à das restantes PME, e por outro, analisa os desafios e constrangimentos ao crescimento das PME.

Características das PME Inovadoras

Avaliado através do Innovation Scoring®, criado pela COTEC Portugal, o grau de inovação das empresas é diretamente correlacionado com os seus resultados, sendo identificadas quatro características-chave das PME mais inovadoras:

- têm uma estratégia de inovação clara, sustentada e agregadora;
- configuram a organização permitindo que esta inove recorrentemente;

- definem processos para operacionalizar a sua estratégia; e

- desenvolvem atividades transversais para potenciar a inovação.

Uma comparação entre as PME top performers e as restantes PME nacionais permite concluir que as PME mais inovadoras possuem um resultado líquido 7,8 vezes superior e um volume de negócios 3,7 vezes superior.

O missing middle

Por outro lado, o estudo conclui que existe um vazio, o missing middle, na transição de média para grande empresa. Efetivamente, existe um número reduzido de empresas nesse vazio: apenas 127 mid-caps, ou seja, empresas com mais de 250 trabalhadores e um volume de negócios superior a 50 milhões de euros. A disparidade entre os incentivos disponibilizados a PME e mid-caps e grandes empresas poderá explicar em parte esta expressão reduzida de mid-caps. Tendo como base os dados existentes, o estudo estima que o crescimento de apenas 10 empresas de PME para mid-caps pode ter um impacto correspondente a um acréscimo de 0,5% no VAB.

Para resolver este problema de interrupção do crescimento das empresas, a COTEC Portugal, em parceria com a Deloitte, identificaram um conjunto de medidas que respondem a três desafios principais:

- Competir e inovar em escala - conectar as empresas;

- Desenvolver competências de inovação - capacitar as pessoas;

- Identificar fontes de financiamento alternativas - captar financiamento através da diversificação das fontes e do aumento da abrangência do acesso a fundos comunitários.

Consultar o Sumário Executivo do Estudo "Destino: Crescimento e inovação"
Consultar o Resumo do Estudo em inglês
Consultar o Relatório Agregado do Estudo
Consultar o capítulo detalhado "A performance das PME inovadoras"
Consultar o capítulo detalhado "Constrangimentos e incentivos ao crescimento de PME"

Subscreva a nossa newsletter
Preencha corretamente os campos
Pesquisa
Escreva o que pretende procurar
Resultados da pesquisa
Sugerir a um amigo