Cibersegurança

Sendo o outro lado da digitalização, os ciber-riscos podem constituir uma barreira ao progresso da inovação. A COTEC lançou uma área de atividade dedicada à reflexão sobre cibersegurança, à promoção de ferramentas de resiliência, à partilha de boas práticas e ao estabelecimento de redes de colaboração entre organizações públicas e privadas com vista ao estímulo da boa governança nesta área.


Laboratório de Ciber-resiliência

Tem como propósito explorar com os Associados da COTEC um espaço de aprendizagem através de métodos de simulação (wargames) a fim de identificar e sensibilizar as empresas para riscos decorrentes dos processos de integração digital das cadeias de valor e desenvolver novos modelos de governance resilientes.

As ações de sensibilização e capacitação para a melhoria da resiliência das organizações contam com o apoio de parceiros internacionais para a realização de exercícios de simulação que permitem a identificação das principais fragilidades ao nível da governance, procedimentos e tecnologias de defesa e reação, bem como a definição de planos estratégicos de reforço da ciber-resiliência.

A primeira edição do Laboratório de Ciber-resiliência decorreu no dia 6 de julho de 2017 e contou com a colaboração do Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) e do SimLab da Universidade de Telavive e com a participação de 40 organizações.

Ler a notícia sobre a primeira edição do Laboratório.

 

Conferência Innovation Meets Cybersecurity: the public-private cooperation challenge

A COTEC Portugal, o Conselho da Diáspora Portuguesa, o Centro Nacional de Cibersegurança e a Universidade de Maryland Baltimore County coorganizam a conferência "Innovation Meets Cybersecurity: the public-private cooperation challenge", que terá lugar no dia 08 de novembro de 2017 na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

O objetivo central desta conferência internacional, que junta especialistas de diferentes instituições e empresas, é debater e partilhar experiência sobre como conjugar a inovação e a resiliência num mundo cada vez mais digital.

Consultar o site da Conferência.

Subscreva a nossa newsletter
Preencha corretamente os campos
Pesquisa
Escreva o que pretende procurar
Resultados da pesquisa
Sugerir a um amigo