A ALSTOM é líder mundial em infraestruturas de energia e transporte e constitui uma referência em tecnologias inovadoras e "amigas do ambiente". É responsável pela construção dos comboios mais rápidos e dos metros de funcionamento automático com maior capacidade do mundo, fornecendo soluções integradas tipo chave-na-mão e serviços associados a uma gama variada de fontes de energia, incluindo hidroeléctrica, nuclear, gás, carvão e vento, oferecendo ainda um vasto leque de soluções de transmissão de energia, com especial enfoque em redes inteligentes. 

Alstom Portugal, SA

O Grupo ALSTOM emprega 93 mil colaboradores e está presente em 100 países. No ano fiscal 2012/13 a empresa registou encomendas de 24 mil milhões de euros. Em Portugal, a ALSTOM tem cerca de 270 colaboradores, 150 dos quais afectos à unidade industrial de Setúbal.

Actividade operacional da ALSTOM em Portugal
Desde 1948 que a ALSTOM Portugal exerce a sua actividade baseada no desenvolvimento de soluções tecnológicas para equipamentos de Produção de Energia, infraestruturas de Material Circulante, Distribuição de Energia e de mobilidade sustentável. A ALSTOM é uma referência em tecnologias inovadoras, com uma forte aposta nas energias renováveis e na minimização do impacto ambiental quando utilizadas outras fontes.

Com vista a melhorar e aproveitar potenciais oportunidade de crescimento, o que é condição na preservação e desenvolvimento da posição de liderança da ALSTOM num mercado competitivo, o Grupo ALSTOM decidiu recentemente reorganizar a sua actividade operacional em quatro unidades de negócio distintas, denominadas “Sectores”: Thermal Power, Renewables, Transport e Grid.

 Thermal Power (Produção de Energia):

 -  Fabrico de Equipamentos para Centrais de Produção de Energia Térmoeléctrica (Setúbal): é um dos dois centros a nível mundial do Grupo ALSTOM para a produção de caldeiras de recuperação de grande porte (HRSG - Heat Recovery Steam Generators) para Centrais de Ciclo Combinado a Gás. Esta Unidade que exporta para todo o Mundo, com especial foco na Europa, Médio Oriente, Norte de África e costa ocidental dos EUA, iniciou a sua actividade em 1976. Recentemente foi inaugurado o projecto de expansão desta unidade fabril localizada em Setúbal, que aumentará significativamente as suas capacidades e competências em Portugal e que passará também a incluir Condensadores e MSR’s (Moisture Separator Reheaters), que integram a parte convencional de produção de energia de Centrais Nucleares. 
 - Serviço a Clientes de Equipamentos para Produção de Energia Térmoeléctrica (Setúbal e Maia) 
 - Sistemas de Controlo e Instrumentação para Centrais de Produção de Energia Hidroeléctrica (Maia): esta unidade dedica-se ao desenvolvimento de projectos nas áreas de automação de processos de produção, monitorização e regulação de grandezas de processos e engenharia de integração eléctrica. Esta unidade tem participado, activamente, em projectos de referência, desenvolvidos pela ALSTOM em Portugal, Espanha, África do Sul, Suazilândia, Moçambique, Républica Checa, Rússia, Vietname, Arábia Saudita, Polónia, Holanda, Argélia e Brasil. 
  - Sistemas de Controle Ambiental para Centrais de Produção de Energia Térmoeléctrica (Lisboa) 


 Renewables (Energia Renovável) (Lisboa e Maia):

 -  Energia Hídroeléctrica: a actividade deste sector está focada no mercado hídrico de Portugal, quer no que diz respeito ao Service e Reabilitação quer no que diz respeito a novos projectos. Em Portugal, é responsável por mais de 75% do equipamento hidroeléctrico instalado de que se destacam obras emblemáticas como a Barragem de Alto Lindoso e os últimos contratos ganhos para os projectos da EDP, com os Reforços de Potência de Alqueva II e Salamonde II.
 - Energia Eólica: a ALSTOM projecta, coloca em serviço e instala um leque alargado de turbinas eólicas onshore, que vão desde os 1,67MW aos 3MW, bem como no offshore, com a recente Haliade 150, para uma potência de 6MW e com um diâmetro de rotor de 150 metros, actualmente o maior aerogerador offshore do mundo. Em Portugal, com uma base instalada de 105MW, as competências da ALSTOM situam-se na Maia, na unidade de Sistemas de Instrumentação e Controlo, e nas equipas dos contratos de manutenção de parques eólicos.

 

 Transport (Equipamentos e Infraestruturas de Material Circulante) (Lisboa): Unidade de Desenvolvimento de Negócios no domínio do transporte ferroviário, operando no fornecimento, manutenção e renovação de material circulante e de infraestruturas ferroviárias, nomeadamente catenária, subestações de tracção e sinalização. 

 

 Grid (Transmissão de Energia): a ALSTOM Grid tem cerca de 100 anos de experiência no domínio das redes eléctricas, através do fornecimento de produtos, serviços e soluções integradas de gestão de energia, desde a produção até ao utilizador final, passando pela transmissão e redes de distribuição. Em Portugal, a ALSTOM Grid está presente nos diversos sectores de actividade do nosso país, nomeadamente na Produção, Transmissão e Distribuição de Energia e na Indústria, através dos seus produtos, soluções e serviços, parte integrante dos fornecimentos globais da ALSTOM Grid. Preparando o futuro hoje, a ALSTOM está no centro da Revolução das Redes Inteligentes - Infraestruturas inteligentes que possam incluir fontes de energia sem CO2, proporcionando uma maior segurança no fornecimento de energia, e optimizando a eficiência energética, no sentido de reduzir tanto os custos como o impacto ambiental. 


A ALSTOM tem a maior base instalada de produção de energia em Portugal, sendo responsável por mais de 75% do equipamento hidroeléctrico instalado.

Ficha Técnica

  • Alstom Portugal, SA
  • Presidente . Ângelo Ramalho
    Tel . +351 218 457 126
    Fax . +351 218 457 426
  • Morada . Av. Columbano Bordalo Pinheiro, n.º 108 – 5.º piso 1070-067 Lisboa
Subscreva a nossa newsletter
Preencha corretamente os campos
Pesquisa
Escreva o que pretende procurar
Resultados da pesquisa
Sugerir a um amigo