A BIAL é um grupo farmacêutico internacional que desde 1924 tem como missão desenvolver, encontrar e fornecer soluções terapêuticas. «Ao serviço da Saúde» é o lema do grupo que assume como áreas estratégicas a Inovação e a Qualidade.

BIAL - Portela & Companhia, SA

Com mais de 80 anos de experiência, a BIAL é o maior grupo farmacêutico português. A BIAL desenvolveu-se em consonância com a rápida evolução fármaco-terapêutica, desde o tempo das pequenas e limitadas séries de medicamentos manipulados até às mais avançadas soluções tecnológicas dos nossos dias.

A produção e a comercialição de fármacos - como, por exemplo, antibióticos, anti-inflamatórios, analgésicos, antiasmáticos, anti-histamínicos, cardiovasculares, antidepressivos, ansiolíticos, antianémicos, antiulcerosos - faz com que os medicamentos da BIAL façam parte do dia-a-dia de milhões de profissionais de saúde e consumidores em todo o mundo.

Numa época caracterizada pela globalização, a dimensão internacional da Bial assume cada vez mais um papel importante nos objectivos estratégicos do grupo. Os seus produtos estão presentes nas farmácias de perto de 30 países de 4 continentes: Europa, América, África e Ásia. Em Espanha como na República Dominicana, em Portugal como em Moçambique, em Chipre como no Senegal ou no Equador. As empresas do grupo têm designações como Laboratórios BIAL, Medibial, Bialfar, Bialport, BIAL Aristegui, Medimport e Medangol.

Avançadas tecnologias na produção de medicamentos e de vacinas
Numa época de vertiginosa evolução científica e de crescente sofisticação tecnológica, a BIAL tem investido sustentadamente nos seus parques industriais. A produção anual de milhões de embalagens de medicamentos e de vacinas é feita de acordo com os mais elevados níveis de exigência e padrões de qualidade.
As instalações da BIAL nos arredores do Porto estão munidas de sofisticados laboratórios e equipamentos, constituindo um dos mais modernos complexos industriais da Península Ibérica na área farmacêutica. Estas infra-estruturas abarcam a unidade de produção, onde são fabricados os medicamentos para todos os mercados onde o grupo opera, e um Centro de Investigação e Desenvolvimento.

As instalações da BIAL em Espanha compreendem a área administrativa centralizada em Madrid e a unidade industrial e o Centro de Investigação e Desenvolvimento localizados em Bilbau. A BIAL Espanha centraliza a produção de vacinas para todo o grupo em condições tecnologicamente muito evoluídas.


Gerar e gerir inovação como aposta de futuro
A BIAL assume a Investigação e o Desenvolvimento como áreas estratégicas para a expansão e autonomia do grupo. Nos seus dois Centros de Investigação e Desenvolvimento (no Porto e em Bilbau) trabalham equipas de técnicos internacionais totalmente dedicados à procura de soluções terapêuticas que possam representar novos avanços no tratamento das mais diversas patologias.

A investigação de novas soluções terapêuticas, através da pesquisa de novos alvos de intervenção, da síntese de novas entidades químicas e do estudo de novas aplicações químicas constituem as principais áreas de acção do grupo. Os profissionais da Bial dedicam-se também à introdução de benefícios em soluções terapêuticas existentes, melhorando a sua eficácia, tolerabilidade e comodidade terapêutica.

Tendo sido pioneiro no desenvolvimento das relações indústria/universidade, o grupo Bial tem assumido o desenvolvimento de vários projectos de investigação em estreita colaboração com instituições universitárias e outros centros de investigação, beneficiando da partilha de conhecimentos e de experiências e da criação de equipas de trabalho multidisciplinares.

As áreas do sistema nervoso central, do sistema cardiovascular e da alergologia constituem os principais campos de pesquisa da BIAL, tendo como finalidade contribuir para a evolução terapêutica nos próximos anos.

A aposta que tem vindo a ser feita na investigação de novas soluções terapêuticas, na internacionalização e na qualidade são as áreas que BIAL continuará a privilegiar no futuro tendo como objectivo corresponder às necessidades actuais e futuras na área da Saúde.

Ficha Técnica

  • BIAL - Portela & Companhia, SA
  • Presidente do Conselho de Administração . Luís Portela
    Tel . +351 229 866 100
    Fax . +351 229 866 190
  • Morada . À Av. da Siderurgia Nacional 4745-457 S. Mamede do Coronado
    Ano de Fundação . 1924
Subscreva a nossa newsletter
Preencha corretamente os campos
Pesquisa
Escreva o que pretende procurar
Resultados da pesquisa
Sugerir a um amigo