Bondalti Capital, SA

Tipologia de empresa: Grande Empresa (Volume de Negócios > 250M€)
Sector de actividade: Indústria Química
Distrito: Lisboa

A Bondalti é um produtor industrial químico de excelência, com longa experiência. As suas fábricas de Estarreja produzem químicos orgânicos (anilina e derivados) e químicos inorgânicos (produtos cloro-álcalis), que se destinam, maioritariamente, à exportação. É líder de vendas de anilina no mercado europeu e líder de produção de cloro-álcalis no mercado ibérico, posição que alcançou com a inauguração da sua nova fábrica em Espanha.
Sempre atenta às melhores práticas disponíveis, a Bondalti procura a melhoria constante das suas operações e a otimização contínua dos seus processos. Detém tecnologia própria para a produção de anilina e, na produção de cloro-álcalis, utiliza a tecnologia mais sustentável, eficiente e ambientalmente recomendável disponível.

Principais aplicações

Na área da anilina e derivados, produtos como a anilina, o mononitrobenzeno, o ácido nítrico ou o ácido sulfanílico são utilizados principalmente na produção de poliuretanos (isolantes térmicos para construção e aparelhos de frio, espumas flexíveis, revestimentos, adesivos e selantes), aditivos de borracha, fibras especiais e produtos farmacêuticos.
Os principais produtos da cadeia de valor do cloro-álcalis (cloro, soda cáustica, hipoclorito de sódio e ácido clorídrico) utilizam-se na produção de poliuretanos e de PVC, tratamento e purificação de água, produção de têxteis, pasta de papel, alumínio, produtos de limpeza e aplicações na grande maioria de produtos manufaturados.

Uma história rica

A Bondalti é, desde 2018, a nova identidade da CUF – Companhia União Fabril, pelo que as origens e a experiência da empresa remontam ao final do século XIX.
Tudo começou em 1898, com Alfredo da Silva, quando a CUF iniciou a produção de adubos em grande escala. Em 1970, este era já o maior grupo privado português, com um total de 110.000 funcionários e representando 5% do PIB.
Nacionalizada e extinta em 1975, a CUF viria a conhecer uma “segunda vida” em 1997, quando o Grupo José de Mello adquiriu a Quimigal, que, unida à Uniteca (uma indústria de produção de cloro e álcalis, que o Grupo já detinha desde 1979), foi renomeada CUF.
Em 2010 ficou concluído o projeto de expansão do Complexo Químico de Estarreja, duplicando a capacidade produtiva da CUF.
Continuando o objetivo de expansão, 2017 ficou marcado pela aquisição de uma unidade fabril em Torrelavega (Espanha), onde se ergueu uma nova fábrica de cloro.
Apoiada na missão de criar uma química inovadora e sustentável, que contribua para um mundo melhor, a Bondalti é um parceiro de referência no mercado global, reconhecida por relações duradouras assentes na oferta de soluções inovadoras de elevada qualidade, cumprindo rigorosos padrões de segurança e ambiente e gerando valor para os colaboradores, acionistas, clientes, fornecedores e comunidade.