Integrada no Grupo José de Mello, com uma história que remonta ao século XIX, a Bondalti é o maior produtor português no setor da química industrial. As suas unidades industriais localizam-se em Estarreja e, em breve, também no norte de Espanha, em Torrelavega.

Bondalti Capital, SA

A Bondalti é um produtor industrial químico de excelência, com longa experiência. As suas fábricas de Estarreja produzem químicos orgânicos (anilina e derivados) e químicos inorgânicos (produtos cloro-álcalis), que se destinam, maioritariamente, à exportação. É líder de vendas de anilina no mercado europeu e um dos principais produtores de cloro-álcalis no mercado ibérico, posição que reforçará durante 2019, com a inauguração da fábrica em Espanha.

Sempre atenta às melhores práticas disponíveis, a Bondalti procura a melhoria constante das suas operações e a otimização contínua dos seus processos. Detém tecnologia própria para a produção de anilina e, na produção de cloro-álcalis, utiliza a tecnologia mais sustentável, eficiente e ambientalmente recomendável disponível.

 

Principais aplicações

Na área da anilina e derivados, produtos como a anilina, o mononitrobenzeno, o ácido nítrico ou o ácido sulfanílico são utilizados principalmente na produção de poliuretanos (isolantes térmicos para construção e aparelhos de frio, espumas flexíveis, revestimentos, adesivos e selantes), aditivos de borracha, fibras especiais e produtos farmacêuticos.

Os principais produtos derivados do cloro-álcalis (cloro, soda cáustica, hipoclorito de sódio e ácido clorídrico) utilizam-se na produção de poliuretanos e de PVC, tratamento e purificação de água, produção de têxteis, pasta de papel, alumínio, produtos de limpeza e aplicações na grande maioria de produtos manufaturados.

 

Uma história rica

A Bondalti é, desde 2018, a nova identidade da CUF Química, pelo que as origens e a experiência da empresa remontam ao final do século XIX.

Tudo começou em 1898, quando a CUF iniciou a produção de adubos em grande escala. Em 1970, este era já o maior grupo privado português, com um total de 110.000 funcionários e representando 5% do PIB.

Nacionalizada e extinta em 1975, a CUF viria a conhecer uma “segunda vida” em 1997, quando o Grupo José de Mello adquiriu a Quimigal, que, unida à Uniteca (uma indústria de produção de cloro e álcalis, que o Grupo já detinha desde 1979), foi renomeada CUF.

Em 2010 ficou concluído o projeto de expansão do Complexo Químico de Estarreja, duplicando a capacidade produtiva da CUF.

Continuando o objetivo de expansão, 2017 ficou marcado pela aquisição de uma unidade fabril em Torrelavega (Espanha), para a construção de uma nova fábrica de cloro, que ficará operacional durante 2019.

 

Apoiada na missão de criar uma química inovadora e sustentável, que contribua para um mundo melhor, a Bondalti é um parceiro de referência no mercado global, reconhecida por relações duradouras assentes na oferta de soluções inovadoras de elevada qualidade, cumprindo rigorosos padrões de segurança e ambiente e gerando valor para os colaboradores, acionistas, clientes, fornecedores e comunidade.

Ficha Técnica

Subscreva a nossa newsletter
Preencha corretamente os campos
Pesquisa
Escreva o que pretende procurar
Resultados da pesquisa
Sugerir a um amigo