De um operador focalizado apenas nas comunicações físicas, o Grupo CTT assume-se hoje como um universo empresarial que opera no mercado alargado das comunicações.

CTT - Correios de Portugal, SA

Os CTT agregam três grandes redes de serviços:

1 - Rede universal de encaminhamento e distribuição postal domiciliária
2 - Rede logística e distribuição
3 - Rede de retalho e distribuição de serviços

A concentração destas redes coloca os Correios numa situação privilegiada em vários mercados:

Mercado de mensagens - comunicações, informações e publicidade:
Destaca-se a linha de negócios de correspondências e dos serviços na área do correio electrónico e híbrido.

Mercado de distribuição e logística:
Nele enquadram-se os Serviços de Encomendas, EMS, PostExpresso, bases para o desenvolvimento do comércio electrónico.

Mercado de serviços financeiros:
Evidencia-se a oferta de serviços financeiros postais.

Mercado de serviços de conveniência e multi-serviços:
Este desenvolve-se através da Rede de balcões que presta serviços às restantes Unidades de Negócio dos Correios.


Inovação
Há uma tendência para a diversificação de produtos e serviços, em especial a implementação progressiva de uma rede integrada de serviços de atendimento público aos clientes particulares.

A definição de novas estratégias

de gestão da actividade dos CTT, intimamente ligada ao uso de novas tecnologias da informação e comunicação por um lado, e a renovação da oferta e desenvolvimento de produtos e serviços por outro, são os pontos que orientam hoje a actividade dos CTT. Neste contexto, o termo "Inovação" surge como palavra-chave.

Exemplos práticos de sucesso desta política observam-se em projectos recentes, como é o caso do CTTnet. Lançado a 16 de Junho passado, o novo serviço torna possível o acesso à Internet em banda larga (assim como o acesso de alta velocidade sem fios) a partir de quiosques NetPost ou através do computadores portáteis (lap top) ou de bolso (PDA), desde que compatíveis com as normas Wi-Fi. Numa primeira etapa o CTTnet ficou disponível em 20 Estações de Correios de cidades que acolheram os jogos do EURO 2004. Mas até final de 2005 planeia-se se estenda a mais 280 estações por todo o país.

Neste âmbito integra-se igualmente a aposta dos CTT na difusão do e-voto, como forma de dar um alento significativo ao envolvimento activo dos cidadãos na tomada de decisões fundamentais da vida em comunidade. Daí os esforço da Multicert, Serviços de Certificação Electrónica S.A., empresa do grupo CTT, que desenvolveu um plataforma via Internet, destinada ao exercício do direito de voto electronicamente.

Ficha Técnica

  • CTT - Correios de Portugal, SA
  • Presidente do Conselho de Administração . Estanislau Costa
    Tel . +351 213 227 400
    Fax . +351 213 227 434
  • Morada . Rua de São José, 20 1166-001 Lisboa
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