A Galp Energia é a empresa portuguesa líder no mercado de produtos petrolíferos e no mercado de gás natural em Portugal. Além da liderança no mercado português, a Galp Energia está também presente em Espanha, Cabo Verde, Moçambique, Guiné-Bissau, Angola e Brasil.

Galp Energia, SGPS, SA

A Galp Energia, SGPS, SA, foi constituída em 22 de Abril de 1999, sob a denominação GALP - Petróleos e Gás de Portugal, SGPS, SA, em resultado da reestruturação do sector energético em Portugal, para operar no sector do petróleo e do gás natural. A Galp Energia agrupou a Petrogal - a empresa refinadora e principal distribuidora de produtos petrolíferos com capacidade para abastecer todo o mercado português - e a GDP - sociedade responsável pela importação, transporte e distribuição de gás natural em Portugal.

Actualmente, a Galp Energia é a principal empresa integrada de produtos petrolíferos e gás natural do país, com uma presença crescente em Espanha e uma actividade em desenvolvimento no sector da produção e de fornecimento de energia eléctrica e térmica.


A actividade da Galp Energia compreende os seguintes negócios:

Exploração e Produção
A Galp Exploração e Produção (E&P) é responsável pela actividade da Galp Energia no sector upstream de petróleo e gás natural. A esta área compete a coordenação, supervisão, estudo e execução de todas os trabalhos relacionados com a prospecção, pesquisa, avaliação, desenvolvimento e produção de hidrocarbonetos nos projectos em que a Galp Energia está envolvida, bem como a responsabilidade de identificar, analisar e promover oportunidades de desenvolvimento em novos projectos de exploração e produção petrolífera.

Refinação e Distribuição de Produtos Petrolíferos
O Aparelho Refinador da Galp Energia é constituído pelas refinarias de Sines e de Matosinhos, garantindo uma capacidade de destilação total de 15,2 milhões de toneladas por ano, o que representa 21 por cento da capacidade de refinação na Península Ibérica. Sob a marca Galp, é comercializado em Portugal e em Espanha um volume correspondente a 70 por cento da actual produção das refinarias do Grupo. A Galp Energia vende produtos refinados a outros operadores no espaço ibérico e exporta para vários países, nomeadamente gasolinas para os Estados Unidos.

Líder na distribuição de combustíveis em Portugal, a Galp Energia comercializa e distribui os seus produtos através de uma rede de mais de 800 postos de abastecimento, localizados de norte a sul do País. Em Espanha, a rede ultrapassa os 220 postos, estando concentrada em seis regiões-alvo que representam cerca de 65 por cento do mercado total espanhol – Andaluzia, Catalunha, Estremadura, Galiza, Madrid e Valência. A área da Distribuição de Produtos Petrolíferos é também responsável pela vasta rede de revenda Galp Gás que coloca no mercado português mais de 15 milhões de garrafas de gás por ano para utilização em habitações.

Gás Natural
O Grupo Galp Energia integra no seu universo cinco empresas distribuidoras de gás natural em Portugal (Lisboagás, Lusitaniagás, Setgás, Beiragás e Tagusgás). Além destas, é responsável por quatro unidades autónomas de gás natural liquefeito (Duriensegás, Medigás, Paxgás e Dianagás), as quais permitem levar gás natural às zonas fora das áreas principais de distribuição do gasoduto, funcionando de forma independente do actual sistema de transporte e distribuição.

O Grupo Galp Energia, através da Transgás, foi responsável pela introdução do gás natural em Portugal, em 1997, tendo criado as infraestruturas de transporte e armazenagem (gasodutos, armazenagem subterrânea e terminal de gás natural liquefeito de Sines, recentemente transferidos para a REN). Através das distribuidoras regionais e da Transgás, a Galp Energia leva gás natural a mais de 750 mil clientes domésticos e a mais de mil grandes clientes, incluindo clientes industriais.

Power
A Galp Power, empresa do grupo Galp Energia que se dedica à actividade da electricidade, tem por missão a criação de valor de forma sustentável e a plena satisfação dos clientes domésticos e empresariais, capturando sinergias com as restantes actividades do Grupo e transformando-as em valor acrescentado para os clientes. A actividade da Galp Power está focada no desenvolvimento da produção de electricidade a partir de energias renováveis, nomeadamente a eólica, e de centrais de ciclo combinado e co-geração.

Ficha Técnica

  • Galp Energia, SGPS, SA
  • Presidente da Comissão Executiva . Manuel Ferreira de Oliveira
    Tel . +351 217 242 500
    Fax . +351 217 242 965
  • Morada . Edifício Galp Energia Rua Tomás da Fonseca 1600-209 Lisboa
    Ano de Fundação . 1999
Subscreva a nossa newsletter
Preencha corretamente os campos
Pesquisa
Escreva o que pretende procurar
Resultados da pesquisa
Sugerir a um amigo