Com forte presença em Portugal, Espanha, Brasil e Argentina, o Grupo SGC é uma entidade que integra actividades em áreas tão distintas como a Imobiliária ou as Finanças. Mas é nos domínios Automóvel e Telecomunicações que o Grupo se distingue.

Grupo SGC

SAG: a referência no sector automóvel
A holding SGC tem no sector automóvel a maior das suas empresas. A SAG - Soluções Automóvel Globais, SGPS constitui uma referência no sector automóvel nacional, cobrindo todas as áreas do negócio automóvel com foco na vertente mobilidade.

O Grupo SAG SGPS integra actualmente um grupo de empresas que operam em cinco áreas distintas:

  • na Distribuição, liderada pela SIVA SA, distribuidor oficial das marcas Audi, Bentley, Lamborghini, Skoda, e Volkswagen Passageiros e Comerciais; 
  • no Retalho, através da SOAUTO, sub-holding responsável por esta área; 
  • no Retalho Especializado, que integra a Usado OK / Globalcar - centros de venda de viaturas semi-novas e usadas de venda a cliente final; 
  • nos Serviços Automóvel, constituída pelas empresas LGA, Multirent, Globalrent/Sixt, COMEPOR e Unidas; 
  • e, finalmente, nos Serviços Financeiros, a cargo do Interbanco, detido em parceria com o BCP.

No Brasil, A actividade do Grupo SGC destaca-se pelo controle da Unidas, a maior empresa do país de gestão de frotas e que actua também no aluguer de automóveis e na venda de carros usados. A empresa conta com cerca de 110 lojas, metade delas de franchisados em diversas regiões do país. O resultado da Unidas representou em 2004 cerca de cinco por cento da facturação total do grupo português, que foi de 700 milhões de euros.

 

SGC Telecom: a comunicação global
A actividade da SGC Telecom SGPS iniciou-se em 1997 com a entrada num projecto de televisão digital no Brasil. Ao longo dos últimos anos o grupo tem vindo a investir em tecnologias de acesso via rádio, num processo desenvolvido por duas empresas tecnológicas, a TTT – Terminales de Telecomunicación Terrestre em Espanha e a Cable AML nos Estados Unidos, focalizadas na investigação e desenvolvimento de novas soluções de BWA - Broadband Wireless Access.

No ano 2001 os equipamentos e sistemas desenvolvidos foram testados e validados nos EUA pela Lockheed-Martin tendo sido posteriormente obtida a certificação EU e iniciada a preparação de operações comerciais no Brasil e em Portugal.

Em Portugal o Grupo SGC está a iniciar a implantação de uma operação de âmbito universal integrando serviços de Televisão Digital, Vídeo-conferência, Internet Banda Larga e Telefonia suportados por plataformas de BWA de alta capacidade. A operação do Grupo em Portugal está a ser implementada através da Ar Telecom no desenvolvimento da oferta comercial e da WTS na implantação da nova infra-estrutura wireless triple-play de acesso local.

No Brasil, o Grupo detém no sector das telecomunicações uma participação maioritária na ACOM. Esta empresa é o primeiro operador de Televisão Digital nesse país e é igualmente suportada em tecnologia BWA. Tendo iniciado a sua actividade no ano 2000, a ACOM detém licenças de exploração para 53 cidades com elevadas taxas de crescimento económico, prevendo-se um período de expansão significativo nos próximos anos. Actualmente encontram-se 6 cidades em operação com uma oferta que irá integrar a curto prazo, Internet de Banda Larga e Telefonia.

Para além dos mercados referidos o Grupo venceu em 2004 concursos internacionais para o fornecimento de plataformas wireless triple-play integradas de comunicações digitais na Lituânia e na Bolívia.

Ficha Técnica

  • Grupo SGC
  • Presidente . João Pereira Coutinho
  • Morada . AlfraPark Estrada de Alfragide, Km 1,5 Edificio SGC, 2º Piso 2614-519 Amadora
Subscreva a nossa newsletter
Preencha corretamente os campos
Pesquisa
Escreva o que pretende procurar
Resultados da pesquisa
Sugerir a um amigo