Fundado em 1998 pela Dr.ª Isabel Macedo Pinto, o IMP Laboratório presta serviços de diagnóstico na área da Anatomia Patológica, uma especialidade médica habitualmente incluída nos meios complementares de diagnóstico.

IMP - Laboratório de Anatomia Patológica Dr.ª Isabel Macedo Pinto, Lda.

Apesar de não dever prescindir da informação clínica, dos dados laboratoriais ou da imagiologia, a anatomia patológica acaba por ser o elemento decisor de um diagnóstico, e irá condicionar as decisões terapêuticas e o prognóstico das lesões. É, por consequência, uma das áreas de maior responsabilidade e importância para a correta orientação dos doentes.

O diagnóstico anátomo-patológico é baseado na observação de alterações morfológicas, observadas no estudo macroscópico de órgãos e alterações morfológicas de células e tecidos, presenciadas na microscopia. Frequentemente é necessário complementar estas observações com exames de histoquímica, de imunohistoquímica e de biologia molecular, para realização de diagnóstico diferencial, no sentido de atingir o diagnóstico correto.

Apostando no rigor técnico, competência científica, qualidade e rapidez dos seus resultados, o IMP Laboratório surge como uma instituição de referência no âmbito da prestação de serviços na área da anatomia patológica, com quatro tipos de exames:


Constituído por uma equipa multidisciplinar composta por 43 profissionais, divididos por quatro setores de trabalho, nomeadamente, anátomopatologistas, técnicos de anatomia patológica, citotécnicos e de suporte (setor comercial, administrativo e auxiliares), o IMP Laboratório tem o cuidado de adotar políticas de recursos humanos que lhe permitem responder de uma forma eficaz e eficiente, às necessidades e exigências impostas pela atividade.

No IMP Laboratório é dada especial importância ao recrutamento de novos colaboradores, tendo como principal objetivo atrair e selecionar os melhores profissionais, bem como à formação profissional contínua de todos os colaboradores, que é valorizada e incentivada.

O IMP Laboratório colabora ainda com serviços de anatomia patológica internacionalmente reconhecidos pela sua qualidade para, em caso de dúvida no diagnóstico de exames mais complexos, obter desses Centros de Referência uma segunda opinião e resultado conclusivo.



As suas instalações, num um espaço de 400m2, moderno, eficiente e bem equipado, estão preparadas para dar resposta rápida a todo o tipo de exames na área da Anatomia Patológica.

Controlo da Qualidade
De acordo com a sua política da qualidade, o IMP Laboratório assume um compromisso relativamente aos resultados dos exames realizados. O rigor técnico é uma prioridade e, como tal, exige a realização de controlo interno a vários níveis:

  • Controlo de qualidade técnico dos exames histológicos e citológicos;
  • Amostras extra de controlo para a realização das técnicas de biologia molecular, imunohistoquímica e colorações especiais;
  • Discussão com os Patologistas, quer do IMP Laboratório quer dos Centros de Referência de casos clínicos considerados de maior relevância.


Estes controlos respeitam as regras estabelecidas por procedimentos internos e documentos normativos que regem a atividade, implementados no laboratório.

Boas Práticas Laboratoriais em Anatomia Patológica
O IMP Laboratório tem um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) implementado e certificado segundo a Norma ISO 9001:2008 desde 2008 (Certificado nº 2009/CEP.3527) cumprindo os requisitos do Manual de Boas Práticas Laboratoriais em Anatomia Patológica, bem como toda a legislação regulamentar aplicável.

Ficha Técnica

  • IMP - Laboratório de Anatomia Patológica Dr.ª Isabel Macedo Pinto, Lda.
  • Direção Clínica . Isabel Macedo Pinto
    Tel . +351 226 054 481
    Fax . +351 226 054 482
  • Morada . Edifício Trade Center do Bom Sucesso Praça do Bom Sucesso, n.º 61 - Sala 809 4150-146 Porto
    Ano de Fundação . 1998
Subscreva a nossa newsletter
Preencha corretamente os campos
Pesquisa
Escreva o que pretende procurar
Resultados da pesquisa
Sugerir a um amigo