A Impresa é o maior grupo de media Português, com interesses que se estendem desde a SIC, jornais como o Expresso, o Jornal da Região e revistas como a Visão e outras da Abril/Controljornal, como a Exame, Caras, Activa e Casa Claudia. Com a aquisição da Abril/Controljornal , a IMPRESA viu reforçada a sua posição de liderança do sector de media em Portugal.

Impresa, SGPS, SA

Em 1972, Francisco Pinto Balsemão cria a Sojornal/Expresso, acreditando que, apesar da censura e das dificuldades de toda a ordem, era possível fazer um semanário de qualidade. Em 1975 é fundada a VASP para distribuir o Expresso, sendo parte do seu capital social adquirido pela Sojornal em 1981. A VASP hoje distribui as publicações do Grupo e dezenas de outras.

A Controljornal é constituída em Abril de 1988 para ser a empresa holding de todo o Grupo de Comunicação Social liderado por Francisco Pinto Balsemão, tendo agrupado as diversas participações detidas pelo Grupo.

Durante a década de 80, o Grupo adquiriu o vespertino a Capital (que viria a ser alienado antes do fim de 1999) e constituiu uma uma joint-venture com o grupo brasileiro Abril Morumbi, que deu origem ao nascimento da primeira revista de negócios em Portugal – Exame.

Nos dez anos que se seguiram, iniciou-se a actividade da Imprejornal – que imprime a maioria das publicações do Grupo e de várias outras – e abriu-se o Capital Social da Controljornal a investidores externos, criando-se uma super-holding – a IMPRESA – que concorreu à atribuição dos primeiros canais de televisão privados.

Para além disso, o Grupo adquiriu os semanários AutoSport e Blitz, a revista Turbo, lançou as revistas Exame Executive Digest, Exame Informática, Caras, Cozinha activa, e o Jrnal da Região. Foi ainda feita uma nova associação com o grupo Abril que engloba todos os títulos do grupo (Activa, Carícia, Casa Cláudia, Super Jovem, Revistas Disney, Marvel, D.C. Comics, Mattel e M.C.A.) e o lançamento do primeiro canal de televisão privada em Portugal, a SIC.

O final do ano de 1999 foi marcado pelo acordo de associação com o Grupo Edipresse/Suiça, que fez com que a Abril/Controljornal passasse a editar as publicações TV Mais, Visão, Telenovelas e Jornal de Letras, e o controlo sobre a edição da revista EXECUTIVA.

A partir de 2000, o Grupo marcou a sua posição na era digital com o lançamento do Directo.co.pt, que se veio juntar ao Expresso.pt e o Jornaldaregiao.pt. Este foi também o ano que marcou o alargamento da oferta televisiva do Grupo IMPRESA com o lançamento do primeiro canal temático por cabo. Aos seus três canais temáticos, o Grupo juntou ainda a SIC Online (em 2001) e a SIC Portátil (2005).

Ficha Técnica

  • Impresa, SGPS, SA
  • Presidente do Conselho de Administração . Francisco Pinto Balsemão
    Tel . +351 213 929 780
    Fax . +351 213 929 787
  • Morada . Rua Ribeiro Sanches, 65 1200-787 Lisboa
Subscreva a nossa newsletter
Preencha corretamente os campos
Pesquisa
Escreva o que pretende procurar
Resultados da pesquisa
Sugerir a um amigo