Detentora de um know-how com 50 anos, a The Navigator Company é um dos maiores nomes da indústria do papel. Iniciando a actividade com a fábrica de Cacia e a produção de pasta de pinho crua, a empresa tornou-se pioneira a nível mundial ao introduzir na sua produção pasta branqueada de eucalipto ao sulfato.

Sete anos depois, na fábrica de Setúbal, a Inapa dá início á sua actividade numa unidade fabril integrada com a Portucel, transformando a pasta em papel que comercializa por toda a Europa.

A Papéis Inapa, adquirida pela Portucel em 2000, representou um parceiro estratégico de extrema importância no arranque do processo de reestruturação do sector papeleiro em Portugal.

 

O Grupo
Com uma posição de grande relevo no mercado internacional de pasta e papel, a The Navigator Company resulta da junção da Portucel e da Soporcel, posicionando-se entre os cinco maiores produtores de papéis finos não revestidos da Europa. É também o maior produtor europeu e um dos maiores a nível mundial de pasta branca de eucalipto.

No seu conjunto, o Grupo gera um volume de negócios anual superior a 1.000 milhões de euros, dispondo de uma capacidade produtiva de 1 milhão de toneladas de papel e de 1,3 milhões de toneladas de pasta (das quais cerca de 700.000 integradas em papel), além de ser responsável pela gestão de mais de 130 mil hectares de floresta. Actualmente, o Grupo exporta mais de 900 milhões de euros, para 82 países, o que representa cerca de 93% das suas vendas totais.

A estrutura produtiva do Grupo assenta em três Fábricas, localizadas em Setúbal, Figueira da Foz e Cacia, que constituem uma referência de qualidade no sector ao nível de unidades fabris de grande dimensão e equipadas com a mais moderna tecnologia.

O potencial de diferenciação do Grupo assenta no recurso ao eucalipto como matéria-prima de excelência para o fabrico de pasta e de papel fino de impressão e escrita com qualidade superior, de forma a satisfazer os exigentes mercados europeus.

 

Duas empresas, um rumo
Apesar da The Navigator Company ser constituída por duas empresas com histórias diferentes, a sua vocação estratégica sempre teve uma raíz comum, radicando no objectivo de consolidar uma posição de liderança no mercado europeu de pasta e papel.

A aquisição da Soporcel pela Portucel, concretizada em 2001, representou um importante passo no sentido da reestruturação da indústria papeleira em Portugal, tendo em vista a criação de um grupo nacional forte no sector da pasta e papel.

No início de 2000, uma importante etapa já tinha sido cumprida no âmbito da consolidação do projecto definido para o país no âmbito da pasta e papel: a compra da Papéis Inapa pela então Portucel Industrial, permitindo importantes economias de escala através de uma maior integração em papel.

Ficha Técnica

  • The Navigator Company, SA
  • Presidente do Conselho de Administração . Pedro Queiroz Pereira
    Tel . +351 265 709 000
    Fax . +351 265 709 165
  • Morada . Mitrena – Apartado 55 2901-861 Setúbal
Subscreva a nossa newsletter
Preencha corretamente os campos
Pesquisa
Escreva o que pretende procurar
Resultados da pesquisa
Sugerir a um amigo