A REN – Redes Energéticas Nacionais pretende ser um dos mais eficientes operadores de redes de transporte de energia na Europa e, ao mesmo tempo, criar valor para os seus accionistas dentro de um quadro de desenvolvimento sustentado.

REN - Redes Energéticas Nacionais, SGPS, SA

A REN actua em duas áreas de negócio principais: (i) o transporte de electricidade em muito alta tensão e a gestão técnica global do Sistema Eléctrico Nacional e (ii) o transporte de gás natural em alta pressão e a gestão técnica global do Sistema Nacional de Gás Natural, a recepção, armazenamento e regaseificação de GNL e o armazenamento subterrâneo de gás natural, sendo titular das respectivas concessões de serviço público.

A REN está ainda presente no negócio das telecomunicações, explorando a capacidade excedentária das telecomunicações de segurança das respectivas redes de electricidade e de gás natural, procede à comercialização de energia, de centrais que não se quiseram desvincular dos contratos antigos, detém uma participação de 90% no Operador do Mercado Ibérico de Energia (Pólo Português), S.A. (“OMIP”), do mercado ibérico para a transacção de derivados de electricidade.

A REN acredita que as actividades do sector da electricidade e do gás natural têm um considerável potencial de crescimento face ao ambiente estável, de um ponto de vista regulatório, em que a REN opera, à existência de concessões com uma vigência alargada, ao crescimento histórico e projectado do consumo de electricidade e de gás natural em Portugal e à infra-estrutura energética integrada de que a REN é operadora.

 

Missão
A REN tem como missão garantir o fornecimento ininterrupto de electricidade e gás natural, ao menor custo, satisfazendo critérios de qualidade e de segurança mantendo o equilíbrio entre a oferta e a procura em tempo real, assegurando os interesses legítimos dos intervenientes no mercado e conjugando as missões de operador de sistema e de operador de rede que lhe estão cometidas.

Garantia de abastecimento
Explorar e desenvolver as actividades concessionadas, as interligações e terminais de descarga de modo a garantir o fornecimento ininterrupto de energia, satisfazendo todos os critérios de qualidade, e assim criando as condições técnicas para o Mercado Ibérico da Electricidade e Gás.

Imparcialidade
Garantir a todos os intervenientes no mercado energético, produtores, distribuidores, comercializadores e consumidores acesso às redes e demais infra-estruturas de forma não discriminatória e em condições de igualdade de tratamento.

Eficiência
Desempenhar com rigor todas as tarefas que lhe são cometidas em termos de eficiência produtiva e com a melhor utilização de todos os recursos, contribuindo para o desenvolvimento do País, tendo em vista o bem-estar das populações e a criação de valor para os accionistas.

Sustentabilidade
Gerir as suas actividades de acordo com os princípios do desenvolvimento sustentável, nas vertentes económica, social e ambiental, com a aposta no apoio à investigação e desenvolvimento e, ainda, na formação, na ética e no desenvolvimento potencial dos seus recursos humanos.

Ficha Técnica

  • REN - Redes Energéticas Nacionais, SGPS, SA
  • Presidente do Conselho de Administração . Rui Cartaxo
    Tel . +351 210 013 500
    Fax . +351 210 013 150
  • Morada . Av. Estados Unidos da América, 55 1749-061 Lisboa
Subscreva a nossa newsletter
Preencha corretamente os campos
Pesquisa
Escreva o que pretende procurar
Resultados da pesquisa
Sugerir a um amigo