Fundada em 1927 por José Dias de Oliveira, a Riopele é uma das mais antigas empresas têxteis portuguesas. Com uma vasta experiência na composição poliéster/viscose/elastano, a Riopele distingue-se como uma das empresas líderes mundiais na criação e na produção de coleções de tecidos de moda.

Riopele - Têxteis, SA

Integrando verticalmente as áreas da Fiação, da Tinturaria, da Torcedura, da Tecelagem e dos Acabamentos, a Riopele trabalha todo o tipo de fibras naturais, não naturais e recicladas – em mistura ou individualmente, e comercializa os seus tecidos principalmente sob as marcas Çeramica, Çeramica Clean e Tecnosilk.

Com instalações que ocupam uma área total de 140 mil metros quadrados e contando com o conhecimento de mais de mil colaboradores, a capacidade produtiva da empresa excede 700 mil metros de tecido por mês. Cerca de 98% da produção tem como destino final os mercados externos, destacando-se Espanha, Alemanha, Estados Unidos da América, Itália, França, Reino Unido e Japão.

O Grupo Riopele é também constituído pela empresa Riopele Fashion Solutions que se dedica à produção de peças de vestuário em regime de private label para grandes nomes da moda internacional e ao desenvolvimento de uma marca de vestuário masculino – a VICRI.

Marcado por uma grande determinação na prossecução dos seus objetivos de crescimento e de responsabilidade social, o percurso da Riopele está associado à família Oliveira. Desde 2007, José Alexandre Oliveira, neto do fundador da Riopele e filho do Comendador José da Costa Oliveira, é o Presidente do Conselho de Administração e também o principal acionista da sociedade.
 

Grupo Riopele      2012      2013      2014      2015
Volume de faturação (Milhões €) 57 71 79 79,3
EBITDA (Milhões €) 2 9 10,3 11,8
N.º médio de colaboradores 942 997 1051 1098

Investimento em inovação do processo e do produto
Considerando que o fomento da inovação e da melhoria contínua do processo e do produto se constitui numa fonte geradora de vantagens competitivas, o Grupo Riopele, entre 2013 e 2015, investiu em novos gabinetes nas áreas produtivas, inaugurou o espaço do polo I&D, criou o Centro de Modelagem, concretizou projetos ao nível da racionalização de energia e adquiriu equipamentos num programa de investimento na ordem de 12 milhões de euros. Estas novas máquinas foram integradas em diferentes áreas produtivas, destacando-se, na Tecelagem, 35 teares e uma urdideira e, nos Acabamentos, uma râmola.

O Grupo Riopele tem ainda estabelecidas parcerias com centros tecnológicos, com universidades e com outras organizações para incrementar a inovação do processo e do produto através da participação em projetos de investigação, como o projeto Nano.Smart e o R4Textiles.

Responsabilidade Ambiental e Social
Além de possuir um Sistema Integrado de Gestão nas áreas da Qualidade, do Ambiente e da Segurança, a Riopele integra práticas empresariais que promovem o desenvolvimento sustentável e o uso responsável dos recursos naturais. Certificada segundo as normas internacionais NP EN ISO 9001:2008; NP EN ISO 14001:2012; OHSAS 18001:2007; NP 4397:2008; OEKO-TEX Standard 100, a Riopele garante boas condições de trabalho e procura incrementar o sentimento de bem-estar e de satisfação dos colaboradores.

A responsabilidade social da empresa incide, igualmente, no apoio a instituições e no incentivo ao empreendedorismo. Resultado de um protocolo estabelecido com a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, está instalada na Riopele a primeira incubadora de empresas em Portugal que funciona em contexto industrial ativo.

Ficha Técnica

  • Riopele - Têxteis, SA
  • Presidente do Conselho de Administração . José Alexandre Oliveira
    Tel . +351 252 990 990
    Fax . +351 252 992 170
  • Morada . Avenida Riopele, 946, 4770-405 Pousada de Saramagos - Vila Nova de Famalicão
    Ano de Fundação . 1927
Subscreva a nossa newsletter
Preencha corretamente os campos
Pesquisa
Escreva o que pretende procurar
Resultados da pesquisa
Sugerir a um amigo