A Secil é uma das principais empresas produtoras de cimento em Portugal, fundada em 1930. Com uma produção anual na ordem de 4 milhões de toneladas de cimento, assegura mais de 35% das necessidades de cimento em Portugal.

Secil - Companhia Geral de Cal e Cimento, SA

Embora o núcleo central da sua actividade seja a produção de cimento, a Secil integra um conjunto de cerca de 40 empresas - O Universo Secil - que opera em áreas complementares como a produção de betão, pre-fabricados com ele feitos, cal hidráulica, rebocos, revestimentos, fibrocimentos, etc., ou ainda a exploração de pedreiras.

A Secil assegura a produção de cerca de 4 milhões de toneladas de cimento por ano, destinadas principalmente ao mercado português, através das suas fábricas Secil-Outão, Maceira-Liz e Cibra-Pataias.

A nível internacional, a Secil está presente na Tunísia, onde dispõe de uma fabrica de cimento, a Société des Ciments de Gabès, maioritariamente detida por ela.

Está também presente em Angola, com uma participação de 51% na TecnoSecil, empresa que explora a fábrica de cimento no Lobito, Angola.

A Secil adquiriu também uma importante participação financeira na empresa Ciment de Sibline, s.a.l., localizada a sul de Beirute no Líbano.

No mercado nacional, a produção e comercialização de cimento são realizadas por uma estrutura integrada, suportada por uma rede de distribuição que permite abastecer os Clientes da Secil directamente, ou através de Entrepostos Comerciais localizados em vários pontos do País.

Os principais accionistas da Secil são a Semapa (SGPS), SA e a CRH plc com participações no capital social, respectivamente, de 51% e 49%, participações estas detidas de forma directa e/ou indirecta.

A Semapa é uma holding cotada na Euro Next Lisboa, tendo como accionista maioritário a família Queiroz Pereira, com fortes tradições nas actividades industrial e financeira portuguesas.

Com sede na Irlanda, a CRH plc é um grupo internacional de materiais para a construção, presente em 23 países.

Ficha Técnica

  • Secil - Companhia Geral de Cal e Cimento, SA
  • Presidente da Comissão Executiva . Carlos Coelho Alves
    Tel . +351 217 927 100
    Fax . +351 217 936 200
  • Morada . Av. das Forças Armadas, 125 - 6º 1600 - 079 Lisboa
    Ano de Fundação . 1930
Subscreva a nossa newsletter
Preencha corretamente os campos
Pesquisa
Escreva o que pretende procurar
Resultados da pesquisa
Sugerir a um amigo