Fundada em 1927 e subsidiária da Philip Morris International desde 1997, a Tabaqueira fabrica e comercializa cigarros. É a mais importante empresa no sector do tabaco em Portugal e uma das maiores empresas portuguesas.

Tabaqueira, SA

Fundada em 1927, por Alfredo da Silva, A Tabaqueira instalou, em 1962, a sua fábrica em Albarraque, no Concelho de Sintra. A fábrica, que pertencia então ao Grupo Cuf, tinha uma produção anual de 6.000 milhões de cigarros e empregava 660 operários, técnicos e funcionários administrativos.

Em 13 de Maio de 1975, A Tabaqueira foi nacionalizada, tendo a sua fusão com a outra fábrica de tabacos existente em Portugal Continental, a INTAR, ocorrido em 30 de Junho de 1976. A nova empresa foi designada Tabaqueira - Empresa Industrial de Tabacos, EP, tendo passado a sociedade anónima em 21 de Março de 1991.

Em 1996, o Estado Português decidiu privatizar a Tabaqueira, SA, tendo um grupo liderado pela Philip Morris International, o maior fabricante mundial de cigarros, adquirido 65% das suas acções.

Hoje, terminadas as 3 fases do processo de privatização da empresa, a Philip Morris International passou a deter mais de 99% do capital da Tabaqueira, SA.

Desde então a Tabaqueira, SA mais do que duplicou a produção na fábrica de Albarraque, que se situa actualmente ao nível de cerca de 25 mil milhões de cigarros por ano, aproximadamente metade dos quais destinados a exportação para diversos Estados-membros da União Europeia e outros mercados em todo o Mundo, e aumentou o volume de emprego em mais de 30%, cifrando-se este presentemente em cerca de 800 pessoas. Para atingir estes resultados a Tabaqueira, S.A. efectuou, no período de 1997 a 2005, investimentos superiores a 140 milhões de Euros.

Actualmente, a Tabaqueira, SA produz e comercializa entre outras marcas como o SG, Marlboro, o Português, o L&M, o Chesterfield, o Águia, o Detroit, Philip Morris. A fábrica de Albarraque é o terceiro maior centro de produção da Philip Morris International na União Europeia.

Através da Agrotab – Empreendimentos Agro-Industriais, SA, sua participada, com sede em Coruche, a Tabaqueira, SA também contribuiu para a modernização e rentabilização das explorações agrícolas portuguesas dedicadas ao cultivo de tabaco, nas variedades Burley e Virgínia.

Para além de comercializar os seus produtos de forma responsável, a Tabaqueira, SA é um activo participante na sociedade portuguesa, nomeadamente junto das colectividades locais da região onde exerce o essencial da sua actividade.

Ficha Técnica

  • Tabaqueira, SA
  • Administrador-Delegado . Bo Ekberg
    Tel . +351 219 157 700
    Fax . +351 219 153 038
  • Morada . Av. Alfredo da Silva 35 Albarraque - 2635-101 Rio de Mouro
Subscreva a nossa newsletter
Preencha corretamente os campos
Pesquisa
Escreva o que pretende procurar
Resultados da pesquisa
Sugerir a um amigo