Elsa Casimiro

Elsa Casimiro é CFO da VIATECLA e co-fundadora de Baetas&Ca.

© COTEC Portugal, 2 de Maio de 2011

Que conselhos dá às empresas que querem desenvolver processos de inovação, assegurando o retorno dos seus investimentos?
A aposta nas pessoas, a gestão de talentos e a constituição de equipas com um mix de competências que visem a criação de valor, não só para a empresa mas para os clientes e mercado, é fundamental para fomentar a inovação e seus processos.
Adicionalmente importa considerarmos:

  • A existência de mecanismos de feedback e de avaliação do processo de inovação. Neste âmbito, uma ferramenta como o Innovation Scoring assume uma grande importância na organização;
  • Uma estratégia de internacionalização, buscando novas oportunidades, novos modelos de negócio e até novas formas de organização;
  • A interacção com os vários intervenientes do processo de inovação e o estabelecimento de parcerias de natureza diversa;
  • A valorização dos resultados de I&D, protegendo sempre que possível direitos de propriedade intelectual e marcas;
  • Investir em tecnologia e soluções que promovam a produtividade e reduzam custos.

Na delicada conjuntura económica actual, a inovação é a solução para a falta de competitividade das empresas nacionais?
É seguramente um co-responsável da solução. Nos dias de hoje, a Inovação marca a diferença e isso é visível pois as empresas que mais crescem são as que mais investem em inovação.

E o empreendedorismo, como acha que deve ser encarado?
Deve ser fomentado e apoiado. Como sabemos, o empreendedorismo é um motor fundamental para o desenvolvimento económico e social sustentado de um país ou região, sobretudo pela sua capacidade de geração de riqueza, de criação de emprego e de valor.
No entanto, importa termos presente que quando se fala de empreendedorismo, fala-se de um agente fundamental, que é o empreendedor. E ser empreendedor é sobretudo uma atitude, é preconizar uma cultura de inovação, mais do que qualquer outra coisa. A capacidade para detectar e explorar novas oportunidades, para inovar, assumir riscos e mobilizar os recursos necessários à concretização de uma ideia, fazem do empreendedor um agente de mudança e de inovação..

Que dicas daria a empreendedores que querem inovar mas não sabem como começar?
A ideia a desenvolver deve em primeiro lugar ser bem maturada, explorando as suas vantagens competitivas face ao que existe no mercado e à antevisão das suas tendências, aferindo a sua exequibilidade e viabilidade económica e financeira.
Ter uma atitude aberta, um elevado sentido crítico, acreditar que as situações e os processos podem ser sempre melhorados, é um primeiro passo. Outros passos passam por conseguirmos “pensar fora da caixa”, olhar para o mercado, os clientes, e não nos conformarmos com resultados medianos. Há que ser ambicioso e, ao mesmo tempo, pragmático nos resultados, gastando o mínimo de recursos para um máximo resultado com impacto.

Como se define a inovação na VIATECLA?
Desde sempre que a VIATECLA faz uma elevada aposta no desenvolvimento de uma cultura de inovação, assentando as suas práticas numa permanente atitude de abertura, de melhoria contínua, de proactividade e sobretudo de criação de valor.
O investimento contínuo em actividades de I&D, na melhoria dos seus processos e no reforço das suas competências e conhecimento, demonstra bem que a VIATECLA valoriza a inovação e o desenvolvimento de novos produtos e soluções como forma de melhorar e consolidar a posição competitiva que detém no mercado.
Para a VIATECLA, a inovação é factor chave para o seu desenvolvimento, tendo nos últimos anos corporizado o VIATECLA Innovation Labs, um laboratório criado com uma estrutura em permanência e com o objectivo de promover a inovação, através do desenvolvimento de novas tecnologias e produtos no domínio das TIC, reforçando a visão transversal dos modelos de negócio da empresa ao permitir a entrada em novas áreas de negócio e tecnologias inovadoras. Esta unidade trabalha com várias universidades e entidades parceiras e é a responsável por produtos lançados, com sucesso, no mercado..

Subscreva a nossa newsletter
Preencha corretamente os campos
Pesquisa
Escreva o que pretende procurar
Resultados da pesquisa
Sugerir a um amigo