José Furtado

José Furtado é Administrador da Caixa Capital - Grupo Caixa Geral de Depósitos

© COTEC Portugal, 1 de Setembro de 2011

Qual a importância do capital de risco na economia portuguesa?
Importa partir da constatação de que os mercados de capitais, em que se enquadra a indústria de capital de risco, não têm expressão no modelo de financiamento da economia, que assim tende a circunscrever-se ao processo de intermediação bancária.
Tal desequilíbrio concorre para inibir estratégias de crescimento acelerado em empresas competitivas e transacções de activos susceptíveis de melhor reaproveitamento em novas cadeias de valor, mas também para limitar o potencial económico das tecnologias emergentes ou a robustez de uma nova classe empresarial.
O capital de risco, em especial com a evolução dos mercados de dívida, constitui um instrumento financeiro particularmente vocacionado para intervir em qualquer dessas fases complexas de mudança no ciclo de vida das empresas, em que a um menor grau de previsibilidade dos cash-flows futuros se contrapõe uma perspectiva de ganhos mais acentuada.

Como está a actual crise financeira a mudar o mundo dos empresários, investidores e business angels?
O mundo mudou várias vezes no último triénio e persiste a incerteza quanto ao desfecho da crise. Entretanto, acentuam-se novas centralidades na economia global, assimetrias no espaço da União Europeia e dinâmicas de rotura nos comportamentos dos agentes económicos…
A par da necessidade de minimizar danos sociais emergentes, este é um quadro de oportunidades propício para quem possa corresponder às alterações de preferências dos mercados, concretamente pela manifestação do inconformismo e arrojo por parte dos mais empreendedores, do saber e talento dos mais qualificados, da perspicácia e escrutínio especializado dos que alocam recursos.

Que características procuram os investidores nas startups ou nos empreendedores por detrás delas?
Espírito de iniciativa, criatividade e perseverança, capacidade de detectar e aproveitar oportunidades, predisposição para assumir risco, liderar equipas e formar decisões, tais são os atributos fundamentais nos empreendedores.
Viabilidade técnica e económica para confrontar de forma disruptiva ou diferenciada uma procura expressiva não satisfeita ou para instalar soluções geradoras de maior valor acrescentado em unidades pré-existentes constituem factores determinantes na sustentabilidade dos projectos.

Acredita que uma ideia inovadora pode modificar radicalmente determinado sector da economia?
O desígnio nacional de reajustamento na matriz estrutural da economia determina estímulos adicionais para introduzir novos conceitos e elevar a capacidade sustentada de gerar inovação com valor económico.
Com efeito, estamos perante um processo de selecção natural que distinguirá os empresários e investidores com clarividência para anteciparem tendências de mercado, posicionarem-se em actividades de maior potencial, proporcionarem uma oferta diferenciada assente em modelos de negócio e processos cada vez mais eficientes.

O que é que na sua opinião poderia alavancar a inovação em Portugal?
O desenvolvimento como que de uma cadeia de valor, consequente, desde a geração das ideias à transposição das mais válidas para o mercado.
Genericamente, afigura-se crítico influir na dimensão cultural da sociedade e no sistema educativo, na orientação dos recursos na economia e nos custos de contexto para a iniciativa empresarial.
Particular ênfase deve ser conferida ao reforço do entrosamento da actividade científica com os processos de inovação empresarial, por via da transferência de tecnologia e da valorização económica do conhecimento nas empresas.
Finalmente, esforço redobrado na dinamização da indústria de capital de risco mediante o alargamento do espectro de investidores especializados, nacionais e internacionais, bem como no estabelecimento de parcerias com empresas e corporações essenciais para o escrutínio, acompanhamento e rotação das carteiras de participações.

Subscreva a nossa newsletter
Preencha corretamente os campos
Pesquisa
Escreva o que pretende procurar
Resultados da pesquisa
Sugerir a um amigo