Lídia Tarré

Lídia Tarré é Administradora da GELPEIXE

© COTEC Portugal, 01 de março de 2016

Com atividade na transformação e comercialização de alimentos ultracongelados, a GELPEIXE tem vindo a inovar ao longo do tempo nos seus produtos, como nas refeições pré-cozinhadas da sua linha Chef, na sofisticação da gama Gourmet, ou nos produtos 100% naturais e sem corantes ou conservantes da marca Júnior. Em termos globais, qual o ponto de situação que faz da inovação do sector alimentar em Portugal? Somos, na sua opinião, um país que inova neste sector?
O ritmo do mercado atual torna a inovação além de uma necessidade, uma exigência em todos os setores de atividade. O alimentar não é exceção e as diferentes gamas da GELPEIXE, desenvolvidas ao longo dos últimos anos, refletem essa realidade.

Neste momento, a GELPEIXE tem no mercado quatro gamas para além da sua marca original, e todas elas vieram dar resposta a necessidades de segmentação e diversificação da oferta no âmbito da nossa estratégia nacional e também internacional. A GELPEIXE Chef para salgados, refeições e sobremesas, a GELPEIXE Gourmet para produtos de valor acrescentado, a GELPEIXE Delidu para a carne de porco preto e, por último, a GELPEIXE Júnior que foi pensada para promover uma nutrição saudável junto das crianças.

A gastronomia portuguesa é muito reconhecida internacionalmente pela sua qualidade e diversidade de sabores. O bacalhau, a sardinha, os pastéis de bacalhau, assim como os pastéis de nata, são alguns dos muitos produtos alimentares que são ao mesmo tempo símbolos da nossa identidade nacional e de promoção turística. A nossa estratégia internacional passa, também ela, por esta promoção de Portugal. Como poderão constatar, nas nossas embalagens estão representados alguns dos portos piscatórios nacionais para que, para além do conteúdo da embalagem, o cliente possa também levar um pouco da nossa cultura e história nacional.

A inovação é essencial tanto para a diferenciação organizacional, como para a promoção da sustentabilidade. Sabendo os empresários o rumo que querem dar às suas empresas, a inovação surge como uma das forças condutoras essenciais a essa estratégia.

A inovação é hoje muito mais de que um processo ou projeto, é uma mentalidade. Para além de pensarmos em inovação, temos de a viver constantemente.

Para além das famílias de produto anteriormente referidas, a GELPEIXE oferece ainda a gama Delidu, exclusivamente dedicada à carne de porco preto ibérico. Como é que se passa de transformar peixe para carne, como é possível inovar tão radicalmente, ainda que no mesmo sector de atividade?
A gama Delidu nasce de uma parceria com uma empresa especializada nesta área. Identificámos um nicho de mercado essencialmente orientado para a exportação e que hoje aporta um volume de vendas muito interessante, permitindo a abertura de novas oportunidades, tanto de produto como de mercado.

Fundada por Francisco Tarré e os seus dois filhos, Manuel e Joaquim Tarré, a GELPEIXE é assumidamente uma empresa familiar, mantendo «com todos os seus intervenientes relações muito além de profissionais», e onde 56% dos trabalhadores estão há mais de 10 anos na empresa. Considera que é mais fácil inovar num contexto desta natureza?
Sendo uma empresa de cariz vincadamente familiar, a GELPEIXE promove muito o desenvolvimento pessoal da equipa e isso, sem dúvida, fomenta a criatividade essencial para a inovação.

Apostamos na profissionalização dos colaboradores, na gestão de carreiras e no desenvolvimento pessoal e profissional. Acreditamos que reunimos as condições para captar e reter talentos que vejam na GELPEIXE o seu projeto de vida e que queiram valorizar a sua marca connosco.

Na GELPEIXE, as pessoas têm um nome, sonhos e marca pessoal.

Hoje, com 39 anos, somos uma equipa heterogénea em idade, antiguidade, perfil comportamental, conhecimento académico e experiência profissional. É esta diversidade que garante a riqueza da equipa e que promove a sinergia de competências, que nos garantiu chegar onde estamos hoje e que acreditamos nos fará levar o nosso barco aos próximos destinos.

A GELPEIXE acaba de vencer (mais uma vez) o Prémio Excelência no Trabalho da Heidrick&Struggles na categoria ‘Sector Alimentar’ de médias empresas, um estudo do clima organizacional e desenvolvimento do capital humano, que analisa o estado da arte das práticas de Recursos Humanos em Portugal, distinguindo as organizações que mais apostam nesta área. A essa, outras distinções se acumulam como ‘Melhor PME para Trabalhar’ ou de colaboradores enquanto ‘Melhores gestor de pessoas’. Que condições disponibilizadas pela GELPEIXE destaca, enquanto efetivamente “responsáveis” por estes prémios/pelo reconhecimento dos seus colaboradores?
Vivemos uma cultura organizacional muito forte de cariz familiar e informal, mas muito focada em objetivos e gestão partilhada.

Temos um plano de benefícios diferenciado, que passa por seguro de saúde e de vida, cabaz de natalidade, pequeno-almoço e lanche gratuitos no nosso refeitório, diversas atividades sociais e desportivas para colaboradores – muitas extensíveis à família, entre outras. Mas acreditamos que é no sentimento para com o projeto que conseguimos o envolvimento e o compromisso essencial ao sucesso de cada um e da empresa.

Temos um plano de formação diferenciador. Além de toda a formação in loco, promovida pelos nossos formadores internos, especialistas nas suas áreas e com muitos anos de experiência, estamos atualmente a desenvolver uma Academia Comercial para que a nossa equipa comercial esteja cada vez mais preparada e profissionalizada para servir os nossos clientes, bem como uma Academia Lean para uma mentalidade orientada para o valor acrescentado e melhoria contínua.

Implementámos um programa de coaching para os cargos estratégicos, procurando ao mesmo tempo possibilitar-lhes a frequência de formação pós-graduada e especializada, com o objetivo de os preparar para os novos desafios.

Estamos igualmente em processo de implementação de um sistema de «avaliação 360°», que permita valorizar e desenvolver cada colaborador de forma mais justa, garantindo a sua progressão e o alinhar de expectativas.

Ao nível do processo de inovação, criámos um programa denominado Mindlab, um laboratório de ideias. O objetivo é a promoção da melhoria contínua e da criatividade, seja através da resolução de problemas, da introdução de melhorias, ou da criação de novos processos e produtos. Este programa assenta na formação de equipas multidisciplinares que trabalham periodicamente nestes “laboratórios” em três grandes áreas: comercial, soluções e liderança.

Temos aplicado com frequência questionários de satisfação do colaborador, internamente ou através de consultoras externas, para aferir o nosso clima organizacional, e esta prática tem-nos demonstrado que estamos no caminho certo, tendo sido inclusivamente premiados em alguns rankings, o que muito nos orgulha.

A 21 de Janeiro deste ano, fizemos 39 anos, e em homenagem ao fundador da empresa, meu avô, que no 25.º aniversário da GELPEIXE descreveu a empresa utilizando a analogia de uma árvore que cresce e floresce, temos hoje uma árvore feita de madeira reciclada de paletes já movimentadas na GELPEIXE, onde as folhas têm o nome de cada pessoa que já deu e ainda dá vida a esta árvore. A ideia é que a partir deste ano, a cada dia 21 Janeiro, a nossa árvore cresça com as novas pessoas que se vão juntando a ela, onde nenhuma folha seca ou cai, tornando esta peça de arte numa homenagem ao passado, ao presente e ao futuro!

Em 2011, o volume de faturação atingiu os 50 milhões de euros e, nos últimos cinco anos, a empresa apresentou um crescimento de cerca de 150% nas suas exportações. Qual o papel da inovação neste desenvolvimento da empresa?
Em 2015, as nossas vendas totais ultrapassaram os 53 milhões de euros, tendo a exportação alcançado um aumento de vendas acima dos 30%.
A inovação que desenvolvemos tanto ao nível de produto, diferenciando a nossa oferta pela variedade e pela qualidade, como ao nível de processo, promovendo a eficiência e a otimização dos mesmos, e principalmente pela aposta ao nível das pessoas, faz da GELPEIXE uma organização viva e orientada para novos desafios.

Subscreva a nossa newsletter
Preencha corretamente os campos
Pesquisa
Escreva o que pretende procurar
Resultados da pesquisa
Sugerir a um amigo